Após o anúncio por parte da Microsoft em que iria descontinuar o Windows Live Messenger, milhões de usuários estão tendo de migrar para o Skype, e com isso descobrindo as vantagens do serviço que agora é disponibilizado pela Microsoft. Inclusive você pode utilizar sua conta do MSN no Skype, mantendo todos seus contatos.

Caso não saiba como migrar sua conta do Windows Live Messenger para o Skype, você pode acessar o tutorial de migração do Oficina da Net aqui.

Para realizar conversas em grupos, chamadas por voz ou até chamadas com vídeo, é necessário que você crie um grupo de contatos. Você pode visualizar o tutorial completo de como organizar seus contatos no Skype aqui.

Chat em grupo do Skype

Umas das grandes vantagens do Skype é a facilidade em conversar com vários contatos ao mesmo tempo através da criação de grupos, sendo possível salvar estes grupos para que não seja necessário adicionar os mesmos contatos individualmente caso deseje iniciar uma nova conversa.

Para iniciar uma nova conversa em grupo, você deve primeiramente criar um novo grupo clicando no símbolo Grupos, abaixo do seu nome na parte superior esquerda do Skype;

Em seguida arraste e solte os contatos que deseja adicionar à conversa na área azul específica;

Após seus contatos adicionados, é só iniciar a conversa normalmente;

Chamadas por voz em grupo

Uma das grandes vantagens do Skype é a possibilidade de realizar chamadas em grupos de até 25 pessoas e o melhor, gratuitamente se todas as pessoas estiverem utilizando o Skype.

Para participar da sua chamada em grupo pelo Skype em um celular ou telefone fixo, os seus amigos precisam ligar para o seu Número Skype. Depois, você poderá adicioná-los à chamada em grupo no Skype.

Fazer uma chamada por voz em grupo é muito simples, basta criar um grupo como anteriormente, e clicar em Ligar para grupo.

Chamada com vídeo em grupo

A chamada com vídeo em grupo foi implementada na versão beta do Skype 5, sendo uma grande novidade, e agora já é possível fazer videoconferência em grupos de até 10 pessoas, facilitando muito suas conversas com amigos, família e até mesmo reuniões com pessoas de diversos lugares do mundo.

Inicialmente no Skype 5 essa função era gratuita, hoje na versão 6 do Skype é necessário que no mínimo uma pessoa do grupo tenha uma conta Premium do Skype. Você também pode testar a funcionalidade gratuitamente por 7 dias.

Caso você esteja usando uma versão do Skype para celular, Linux, ou a versão para Windows 8, você não pode iniciar uma chamada com vídeo, apenas participar de uma.

Para iniciar uma conversa como vídeo, basta criar um grupo como anteriormente, e clicar em Chamada com vídeo. Lembre-se que ao menos um integrante do grupo deve ter uma conta Premium do Skype.

A tela escurecerá, uma barra de opções será exibida na parte inferior e a chamada com vídeo em grupo iniciará.

Caso deseje retirar alguém da chamada, basta mover o mouse sobre o contato e clicar no ícone vermelho que aparece. Você só poderá fazer isso caso seja o anfitrião da chamada.

Não se esqueça que você pode salvar o grupo criado para iniciar uma nova conversa mais tarde, sem que seja necessário adicionar as mesmas pessoas novamente.

Pronto! Agora você já pode escolher a melhor forma de falar com seus contatos aproveitando todas as vantagens do Skype.