Antes de explorar o Skype para Windows 8, vamos conhecer um pouco mais sobre o software da Microsoft. Você sabia que ele pertence à empresa de Bill Gates desde 2011? Mas o Skype não começou ali. No início criado para competir com o MSN, posteriormente, o programa foi escolhido para seguir em frente como principal software de mensagens instantâneas e conversas por vídeos.

O programa "estourou" e ganhou visibilidade em 2005 ao ser vendido para o eBay por US$ 2,6 bilhões. Em 2009 o Skype foi vendido novamente para um grupo de investidores que depois foi comprado pela Microsoft, em 2011 por US$ 8,5 bilhões.

Mas o Skype serve apenas para mandar e receber mensagens instantâneas para meus amigos? Não, este programa pode ser um link de conexão com clientes, amigos, família, colegas e até uma meio de criar amizades. Vamos explorar neste artigo alguns dos itens importantes e muito úteis que podem tornar o Skype um grande aliado na sua vida profissional e pessoal também.

O Skype para Windows 8 é uma ferramenta versátil e com múltiplas funcionalidades que podem ser exploradas para que você utilize-o da melhor forma possível. A grande maioria dos recursos continuam os mesmos que na versão padrão do programa. A grande mudança ficou por conta do visual moderno, arrojado e que segue a moda portátil dos smartphones.

Além das tradicionais conversas através de mensagens instantâneas, você pode deixar recados para pessoas que estão off-line, assim, quando eles conectarem, poderão ver seu recadinho como se fosse uma conversa.

Conversas por vídeo grátis

As conversas por vídeo podem aproximar até o mais distante ente querido que você tenha, esteja ele morando no Acre ou no Chipre (desde que lá tenha conexão com a internet). Além das conversas extrovertidas com os amigos, a conversa por vídeo pode servir como uma excelente ferramenta corporativa para falar com executivos e clientes do outro lado do mundo.

Conferências entre um grupo

Para criar uma conferência de vídeo para um determinado grupo de amigos, clientes ou familiares, é necessário que pelo uma das pessoas na conversa tenha uma conta Premium do Skype. Esta é uma ferramenta espetacular para quem tem empresas e quer ter a mesma conversa com mais de um colaborador através de vídeo. Que tal uma reunião de negócios ou familiar sem sair do conforto de sua casa ou escritório?

Onde eu encontro?

Se você não possui um Skype no seu Windows 8, você pode adquiri-lo gratuitamente na Windows Store. O aplicativo será instalado em sua máquina ou smartphone rapidamente, em seguida você o conecta com sua conta Microsoft.

Se você não possui uma conta no Skype, pode realizar o cadastro aqui. A imagem abaixo mostra claramente onde você precisa clicar para começar seu cadastro.

Você pode ter instalado em seu computador com Windows 8, tanto o Skype para desktop como o aplicativo simultaneamente. As mensagens recebidas estarão nas duas versões. Como o Skype para Windows 8 fica em segundo plano, janelas pop-ups surgem na sua tela informando da mensagem recebida. Este recurso pode se tonar chato com o tempo.

Confira como vai ficar o atalho do Skype no seu menu Metro:

Repare que o ícone menor do Skype, é na verdade o atalho para o Skype para desktop, provando que os dois programas podem rodar pereitamente juntos. Marquei também o atalho da Windows Store para auxiliar a quem possa interessar.

No próximo artigo vamos aprender a criar conferências somente com voz ou vídeo conferências. Fique ligado no Guia do Skype, assine e receba um e-mail quando um novo artigo for publicado e aprenda tudo sobre este programa.