De acordo com o site TorrentFreak, foram encontrados alguns arquivos de entretenimento para adultos transferidos pelo Vaticano. A investigação foi realizada em conjunto com o site ScanEye, onde descobriram mesmo com baixo nível de transferência um utilizador frequente, com mesmo IP, associado ao nome Holy See-Vatican City State.

O resultado da investigação confirmou que Holy See efetuou vários downloads de filmes para adultos, entre eles até mesmo filmes entre transexuais e filmes das séries norte-americanas Chicago Fire e The American; mas o filme mais baixado foi à comédia romântica "O Amor Acontece".

Até por ai seria tudo normal numa civilização carnal a qual vivemos, mas vale lembrar que no Vaticano vivem permanentemente cerca de 800 pessoas, entre elas o Papa, membros da Igreja Católica, seguranças e funcionários da igreja e dos estabelecimentos comerciais.

Os sites TorrentFreak e ScanEye, declararam que os downloads foram realizados através de um sistema torrent, forma essa usada para partilhar arquivos entre utilizadores da mesma plataforma online e mais difícil para as autoridades detectarem a sua origem.