Não se trata apenas de uma área para se fazer upload dos seus arquivos de apresentação, mas também é uma poderosa comunidade social com cerca de 60 milhões de visitantes mensais. Veja algumas dicas para ajudá-lo a tirar proveito desta valiosa ferramenta social que é o SlideShare, e aumentar o número de leads para seu negócio.

Escolha o Título e Descrições Cuidadosamente

Em qualquer segmento do marketing digital, o título é um aspecto que merece cuidadosa atenção. O mesmo acontece com os arquivos no SlideShare. Escolha os títulos de uma forma que sejam prontamente compreendidos pelo seu público-alvo. Além disso, os títulos precisam ser bastante chamativos. Isto tornará a tarefa de receber um clique muito mais fácil. Pensando nos motores de busca, do próprio SlideShare, Google e outros, é importante definir quais são as palavras-chave principais do seu ramo de atividade. Uma vez feito isso, utilize as mesmas nos títulos e nas descrições de suas apresentações.

O trabalho de SEO pode ser impulsionado devido outro fator interessante. As apresentações são facilmente embedadas (ou incorporadas) em outros websites, fazendo com que o SlideShare abra diversas portas de entrada para o conteúdo que você tem a oferecer.

Seja um Especialista

Procure tornar-se um especialista em seu campo de atuação. Ao invés de utilizar o SlideShare para subir diversos materiais com assuntos dispersos, concentre-se em apenas um assunto - aquele que é altamente relevante para seu público-alvo. Quando adicionar novos conteúdos, certifique-se de que eles estejam alinhados com o tópico principal abordado em sua conta. Além disso, procure transformar todos os seus pontos positivos em apresentações. Possui algum case de sucesso? Compartilhe suas experiências com seu público-alvo por criar uma apresentação chamativa e altamente relevante. Tem um conteúdo interessante em formato de e-book? Também poderá adaptá-lo para o formato de apresentação, enriquecendo ainda mais sua presença no SlideShare.

Utilize o Analytics

O SlideShare possui o seu próprio Analytics, e este é extremamente profissional. É uma ferramenta que o mantém a par de todos os dados e estatísticos de cada uma das apresentações que foram publicadas. Estas métricas são essenciais para acompanhar o desempenho de suas apresentações. É possível analisar o tráfego, de onde vem o seu público-alvo, além de outras informações valiosas. É uma grande ajuda para avaliar o desempenho do que tem sido postado, e pensar estrategicamente no que deverá ser publicado, no futuro. Esta ferramenta está disponível apenas para usuários de uma conta Pro. Dependendo do alcance de sua proposta de marketing digital, criar uma conta Pro no SlideShare pode ser um grande investimento.

Utilize as Opções de Formulários

Ao final de cada apresentação, o usuário é convidado a preencher seus dados para então realizar o download do arquivo. É aqui que a geração de leads ganha maior destaque. Com o tempo, você conseguirá gerar um rico banco de dados. Exportando estas informações, você poderá utilizá-las posteriormente em outras ações de marketing.

Incorpore Suas Apresentações ao LinkedIn

As apresentações do SlideShare são facilmente incorporadas ao seu perfil no LinkedIn, o que amplia a visibilidade dos arquivos e gera maior credibilidade. Depois da aquisição do SlideShare pelo LinkedIn, podemos esperar até mesmo novas e mais impactantes formas de integração entre as duas redes, no futuro. Mas desde já, com um pouco de planejamento cuidadoso, os resultados obtidos podem ser excelentes.

Concluindo

Sem dúvida, o visual é essencial para atingir clientes potenciais de forma mais impactante e rápida. Use o SlideShare para complementar o conteúdo que você já oferece por meio do seu website e blog, garantindo formas mais interativas e visualmente estimulantes do seu conteúdo ser consumido.
Considerando toda a flexibilidade e o analytics fornecido por esta fantástica mídia social de conteúdo, você se convencerá de que o SlideShare pode ajudá-lo a conquistar novos leads, enquanto estimula os seus clientes já há muito conquistados.