Com o fim anunciado do MSN (previsto para abril), golpes relacionados ao seu nome estão aumentando cada vez mais. Os hackers estão aproveitando a oportunidade para enganar os usuários e assim, contaminar vários computadores, alerta a empresa de segurança online Kaspersky.

De acordo com um estudo realizado pela companhia de segurança, já existem vários sites maliciosos usando o nome do MSN para enganar os usuários.

"Monitoramos links maliciosos em tempo real, através da nossa proteção em nuvem KSN. Com ela, descobrimos domínios .br hospedando malware e usando nomes que sugeriam ser do programa MSN. Iniciamos uma investigação para determinar a origem dos domínios e vimos que os mesmos foram registrados por cibercriminosos. Ainda na última quinta-feira, descobrimos outro domínio malicioso. Ele já foi removido do ar, mas isso mostra que os cibercriminosos são insistentes", afirmou Fabio Assolini, analista de malware sênior da Kaspersky Lab no Brasil.

Veja também como: migrar seus contatos do MSN para o Skype.

A dica de Assolini para os usuários é verificar muito bem o site que está clicando. Outra dica valiosa é realizar downloads apenas de sites das fabricantes.

De acordo com o analista, os sites de buscas como o Google, Yahoo e outros, não conseguem bloquear todos os sites maliciosos, assim, não podemos confiar em tudo o que o buscador oferecer em uma pesquisa.

"Basicamente, o Google vende palavras no AdSense. O que estes criminosos estão fazendo é se passar por clientes legítimos, que compram essas palavras mas as usam de maneiras maliciosas", disse Assolini.