Com o Google Street View as pessoas podem visitar agora as montanhas mais altas do planeta sem mesmo sair de casa. Através do Google Maps é possível acompanhar uma série de imagens de grandes montanhas como Aconcágua ou mesmo o monte Elburus, na Europa.

O Google, para conseguir as imagens, realizou várias expedições às montanhas. A ideia surgiu pelos próprios funcionários do Google, apaixonados pelo montanhismo.  "Em 2011, quando um colega perguntou se eu queria ir ao Campo Base do Everest, não pude resistir", conta Sara Pelosi, gerente de programas pessoais do Google, no blog oficial do Google Maps.

"Recrutamos uma turma do Google e alguns exploradores amigos para se juntar a nós. Descobrimos que podíamos capturar imagens da viagem para o Google Maps com uma câmera e um tripé. Tínhamos bastante espaço nas mochilas. Assim, seguimos carregados com câmeras e equipamento de montanhismo; e embarcamos num avião rumo ao Nepal", continuou Pelosi.

O grupo do Street View registrou imagens de diferentes locais, como no Aconcágua, na Argentina; do Kilimanjaro, na Tanzânia; e do Monte Elbrus, na Rússia. São as montanhas mais altas de seus respectivos continentes.

De acordo com próprio Google, as imagens pertencem aos "Sete Cumes", os pontos mais altos de cada um dos sete continentes. As imagens coletadas foram feitas com um tripé bastante leve e simples e uma câmera digital com lentes chamadas "olho de peixe".

"Como não há nada como estar na montanha, com o Google Maps você pode instantaneamente se transportar para o topo desses picos e apreciar as vistas sem avalanches, deslizamentos e os perigos da altitude e do tempo que os montanhistas enfrentam", disse a companhia.