Nesta terça-feira (12), a Agência Espacial Americana (Nasa) informou que Marte pode abrigado vida. A conclusão foi feita a partir de uma amostra de rocha recolhida pelo jipe-robô Curiosity.

No material, os cientistas conseguiram identifica r a presença de enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, alguns dos componentes químicos essenciais para a vida.

"Uma questão fundamental para esta missão era a de se Marte poderia ter contado com um ambiente habitável", disse Michael Meyer, cientista chefe do Programa de Exploração de Marte na sede da agência em Washington. "Pelo que sabemos agora, a resposta é sim", afirmou.

Assim, a Nasa explica que no local onde o robô estava explorando, em uma área da baía de Yellowknife, deve ter existido um lago ou mesmo um pequeno rio ao qual poderia conter os ingredientes químicos para a vida microbiana.

"Está em evidência um período muito antigo, mas estranhamente diferente para nós, de que Marte já teve condições favoráveis para a vida em algum momento", disse o cientista John Grotzinger, ligado ao Instituto de Tecnologia da Califórnia e à Nasa.

Para confirmar os resultados, uma nova amostra de rocha será coletada pelo Curiosity.