A maioria de nós, pobres mortais acabamos sempre com mais perguntas do que respostas, mas, felizmente, através de pesquisas e buscas de informação precisa e certeira, você pode sempre estar um passo à frente dos seus concorrentes. Abaixo estão listadas algumas das estratégias de marketing digital que SEMs e SEOs do mundo inteiro estão tentando superar nesse momento.

Ainda vale a pena investir em Link Building natural? - Como semântica web continua sempre a evoluir, SEMs estão se perguntando o quanto tempo e esforço deve ser gasto construindo links naturais para um site, quando podem investir e gastar o tempo investindo em outros lugares.

Sabemos que links naturais ainda estão sendo usados como indicadores de confiabilidade, mas por quanto tempo? Inúmeras pesquisas vêm inundando os sites de SEO, comparando os links naturais e sua função no marketing digital, mas as conclusões ainda não são definitivas. 

Devo gastar tempo no universo vazio e aparentemente sem futuro Google+? - Analisando casos de pessoas e empresas que vêm dando duro e investindo grande quantidade de tempo no Google+ por um período de tempo já considerável, chegamos à conclusão de que agora mesmo é basicamente apenas um local de encontro para SEMs. Isso pode parecer fino e elegante, mas não traz tantos benefícios consideráveis para a sua presença na internet ter uma página de perfil ou de negócios no Google+. Mas se você está em sintonia com o Google,  já sabe o quanto ele ama a si mesmo. Por isso vale a pena usá-lo sim, para garantir posicionamento e visibilidade. Por quê? Porque temos certeza que o Google está definitivamente prestando atenção. Especialistas de marketing digital já dizem que além de investir em estratégias do Google Plus, comerciantes online também devem investir no Google Search Plus Your World.

O E-mail Marketing já morreu? - Como todo mundo hoje em dia fala tanto sobre estratégias de mídias sociais, SEO e SEM, o e-mail marketing pode facilmente encontrar-se um pouco perdido na confusão online. Sabemos que o e-mail marketing definitivamente não é sexy, nem atraente, mas ainda não é de se jogar fora... Se uma campanha de marketing digital é bem implementada e construída sobre bases sólidas, os números ainda confirmam que podemos confiar nesse canal para chegar ao consumidor. 

Meta Tags ... apenas o suficiente. - Como a Web a cada dia se torna mais e mais saturada com a concorrência e também com seu conteúdo, SEMs e SEOs realmente precisam ser cada vez mais criativos com o meta-data. Google cada vez mais está coloca mais pressão no mercado, mesmo para pessoas que utilizam meta descriptions convincentes. Afinal, você está escrevendo para favorecer o Google,  para o usuário ou para ambos?

Todos os sites devem mudar para versões adaptáveis aos celulares? - Sim. Atualmente não há como fugir, seu site deve ser "mobile friendly". Hoje em dia com a geração dos iPhones e Androids, quando somos direcionados para sites móveis, realmente dá pena. Além de bem ruins, não são adaptados e destroem a usabilidade e projeto básico da web. Já sabemos e temos a certeza de que as marcas precisam investir melhor na otimização de sites para celular, mas a grande questão agora é qual é o melhor caminho. Uma dica pessoal são os novos temas provenientes do StudioPress e suspeito de que a maioria dos desenvolvedores e SEMs vai se divertir muito, para quem sabe do que estou falando, como alguém que está acostumado a WordPress, vai achar que a brincadeira fácil de personalizar.

O marketing digital está evoluindo a um ritmo extremamente rápido e profundo. Para manter-se atualizado com as mudanças e não ter dores de cabeça, enquanto você busca novas caminhos com paciência, aposte pela variedade antes de saltar de cabeça em uma estratégia nova e brilhante.