De acordo com Andy Rubin, que lidera o desenvolvimento do sistema operacional Android no Google, o Android está em alta, com mais de 900 mil aparelhos sendo ativados diariamente. Rubin declarou em seu Twitter, que em junho do ano passado, eram ativados cerca de 500 mil aparelhos diariamente, escreveu também, que esse número em fevereiro subiu para 850 mil aparelhos.

Mas nem tudo está bem com o Android, pois na última semana, a High Tech Computer - HTC apresentou estimativa de redução na arrecadação para o segundo semestre de 2012, isso tudo devido às vendas menores na Europa; outro motivo é em relação ao atraso no envio e lançamento de certos produtos nos Estados Unidos. Além da HTC, a LG, a Motorola e a Sony estão brigando por um espaço em um mercado cada vez mais dominado pela Samsung e Apple.

Já para o mercado de smartphones de baixo custo é esperado um leve crescimento, principalmente em empresas como a ZTE e Huawei que estão empurrando os preços para baixo. Em 2012 é esperado que a venda de smartphones deva chegar à casa de 750 a 800 milhões de unidades, em um valor total de mais de US$ 230 bilhões.

Para Richard Kramer, parceiro na Arete Research, as únicas empresas que realmente ganham dinheiro com a venda de smartphones são a Apple, HTC e Samsung.

Para a IDC, empresa especializada em pesquisa de mercado, o Android será o rei dos sistemas operacionais para smartphones em 2016, mas perdendo espaço no mercado à medida que o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone, começar a cair no agrado dos usuários de smartphones.

Ainda para a IDC, o Android terá 61% do mercado de smartphones no final de 2012, mas em quatro anos esse número poderá cair para 53%; é o que afirma a empresa.