Milhões de senhas de usuários da rede social LinledIn vazam na web. De acordo com um hacker russo, em um fórum, ele afirmou que obteve milhões de senhas da rede social, para provar que não estava blefando, ele lançou na internet uma lista com mais de 6 milhões de senhas, para tanto, sem os respectivos usuários.

As senhas expostas não estavam salvas no banco de dados da rede social. As combinações aparecem criptografadas com o algoritmo SHA-1, assim, dificilmente as senhas podem ser descobertas. Em virtude de não poderem ser obtidas através do "hash", uma espécie de identidades da senha, poucas serão descobertas por total. Para tanto, algumas listas na internet aparecem com "hashes" de combinações mais comuns ou mesmo palavras que podem ser encontradas no dicionário.

A partir disso, estima-se que do total de senhas violadas, mais de 300 mil delas já foram quebradas. Alguns usuários estão relatando no Twitter que tudo isso que está sendo espalhado é real, e ainda, muitos deles dizem que estão encontrando "hashes" de suas senhas entre arquivos e entradas decodificadas apontando para a palavra "linkedin".

De acordo com o LinkedIn, em uma publicação no Twitter, a rede social está investigando os fatos e apurando sobre os casos de usuários que provavelmente foram atingidos. Fica a dica então, se você é usuário da rede social, troque a senha imediatamente e, caso use a mesma senha em outros serviços, faça o mesmo.