Segunda-Feira, 28 de maio de 2012; fora apresentado nesta última quinta-feira, 24 de maio, dados de uma pesquisa feita pela consultoria IDC que informa que os aparelhos iOS e Android alcançaram juntos, 82% de todos os smartphones entregues no mundo no primeiro trimestre de 2012.

O envio de aparelhos iOS e Android juntos, fazem dos outros aparelhos equipados com outros sistemas parecerem muito pequenos, afirma o relatório da IDC. Conforme o relatório, os aparelhos equipados com o sistema Android, somam 59% dos envios só no primeiro trimestre, enquanto os aparelhos com o sistema operacional iOS somam 23% deste total no mesmo período.

Para Kevin Restivo, analista da IDC, o sistema como o Windows Phone e o BlackBerry, precisam urgente ganhar uma maior afinidade dos desenvolvedores de app para assim aumentar suas participações no mercado. Kevin Restivo ainda declarou que, "As intenções de entusiasmo de um desenvolvedor por um sistema operacional em particular são um indicador importante do sucesso de vendas dos aparelhos por ele equipado".

No relatório apresentado pela empresa de consultoria em questão, a Samsung é a maior responsável de envios de smartphones com o sistema Android, respondendo por 45,4% de todos os smartphones com esse sistema nos três primeiros meses do ano, ficando assim em primeiro lugar na plataforma.

Outro destaque deste relatório ficou por conta dos sistemas operacionais Windows Phone e o Windows Mobile OS, que registraram uma fatia de 2,2% dos smartphones enviados no mesmo período dos smartphones da Samsung, mas tendo eles um crescimento de 27% em relação ao mesmo período de 2011.