Entre janeiro e março deste um fato chamou a atenção do mercado global, foi registrado uma queda de 2% na venda de celulares. O motivo da queda, após 10 trimestres consecutivos de crescimento na venda de telefones móveis, deve-se ao fato de que os compradores asiáticos preferiram esperar pelos modelos mais novos e também a situação econômica de alguns países causaram a queda, acredita o grupo de pesquisa Gartner.

"O ambiente econômico é desafiador na Europa Ocidental e América do Norte", disse Anshul Gupta, analista do Gartner. "As vendas de celulares na China, o maior mercado mundial de telefonia móvel, caíram em mais de 6% comparadas ao primeiro trimestre do ano passado, porque os consumidores decidiram esperar pela chegada de modelos mais avançados ao longo do ano", disse o especialista.

De acordo com os dados divulgados, a Samsung se tornou a maior fabricante mundial de celulares no período analisado e assim, a Nokia, após 14 anos perdeu seu espaço.

"A maior parte do mercado de smartphones perdido pela Nokia foi capturada pela Samsung e pela Apple", disse Gupta. A fatia da Samsung subiu para 20,7%, enquanto a Apple, a terceira colocada no mercado mundial de celulares quando se trata de volume, viu sua participação mais que dobrar, subindo para 7,9%.