Com a chegada do Siri para iPhone e agora New iPad os buscadores estão começando a lembrar de um tema que já foi muito falado alguns anos atrás, que é a semântica. Ano passado escrevemos um artigo falando sobre a Web Semântica. A Web Semântica é nada mais nada menos, que uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. Disse principalmente máquinas, porque elas nos ajudarão, de fato, em tarefas que hoje, invariavelmente temos que fazer manualmente.

Imagine a situação abaixo:
Você precisa fazer uma viagem às pressas para Londres, então você pede ao computador encontrar uma companhia aérea que siga as seguintes restrições: que tenha um vôo para a manhã seguinte na classe econômica e seja a companhia com o preço mais barato. O computador, em poucos momentos lhe fornece o resultado da busca com a companhia que melhor se encaixa nas medidas impostas. Depois disso, você apenas tem o trabalho de reservar seu lugar. A Web Semântica é uma evolução da nossa web atual. Com as informações devidamente organizadas, fica fácil de criar sistemas e robôs de busca mais inteligentes e ágeis. A nossa web de hoje, é uma web que apenas humanos entendem as informações disponíveis. Com a Web Semântica, as máquinas compreenderão essas informações e assim, poderão nos auxiliar em tarefas corriqueiras, que antes eram feitas manualmente.

Como o Google não costuma se acomodar no trono, e nos próximos meses a empresa planeja uma mudança grande em seu sistema de busca. Espere ver bem mais do que uma página cheia de links; o Google planeja chegar ao limite da busca semântica para lhe dar respostas diretas. A afirmação foi feita pelo engenheiro-chefe da divisão de buscas da pontocom, Amit Singhal. Em entrevista ao Wall Street Journal, Singhal afirmou que o Google perseguirá um modelo de busca que torne as respostas do computador  similares  às que um humano daria caso ouvisse uma pergunta qualquer.

O novo sistema também poderá agregar em seus resultados dados de busca social, a partir de recomendações feitas por usuários do Google e de outras redes sociais.  De forma simplificada, Singhal definiu a busca semântica como uma forma "mais simples e amigável" dos usuários fazerem buscas na web. "Será como conversar com uma pessoa", afirmou Singhal.

Apesar de o início da mudança estar programado para os próximos meses, ela levará anos para ser concluída.  A principal dificuldade será evangelizar os produtores de conteúdo na web e colocar dados semânticos em seus textos, fotos e vídeos publicados na web.