Segunda-Feira, 27 de fevereiro; lançado na última semana, o novo console portátil da Sony é muito poderoso, mas todo esse poder se transformou em um alto valor de venda, pois o Vita não compete diretamente com o Playstation 3, com o Wii, ou com o Xbox 360, mas sim entra literalmente em uma competição com os dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Você amigo leitor deve estar se perguntando, porque o novo Vita compete com os aparelhos portáteis? Simples; mesmo perdendo em qualidade de alguns jogos, os smartphones e tablets também se tornaram poderosos, mas em compensação baratos e estão sempre ao alcance de seus usuários a qualquer hora do dia, se comparar o valor do novo Sony PS Vita que é usado somente para jogar e tirar algumas fotos custa R$ 1.600,00, valor esse considerado elevado para o padrão brasileiro.

Já o PS Vita se torna um pouco mais difícil para ser carregado junto toda hora, mesmo sendo muito leve e fino, o Vita não ficará legal em seu bolso, graças aos dois direcionais analógicos, um de cada lado do visor OLED de 5 polegadas que se sobressaem a frente da tela; mas graças a esses dois direcionais, os desenvolvedores de games poderão desenvolver jogos 3D com controles complexos e semelhantes aos desenvolvidos para os consoles de mesa.

Mesmo assim, vamos lá, quem gosta de um bom jogo de videogame, não deixará de ter o seu por não poder carregá-lo em seu bolso, pois poderá fazer o mesmo carregando em uma bolsa, ou estojo, não é verdade?

O PS Vita tem cerca de 18 cm de largura, 7,5 cm de altura, tela de 5 polegadas OLED e Wi-Fi; mas tem o modelo que também traz o 3G integrado. O modelo 3G pesa cerca de 280 gramas, já o modelo que possui somente Wi-Fi pesa 255 gramas.

Pensa que é só isso? Não, o novo console portátil da Sony também possui um par de câmeras VGA, que na verdade não tira fotos muito boas, mas também pra que foto, se ele é um console portátil de videogame!

O Vita vem equipado com um processador poderoso, o quad-core ARM Cortex A9 e uma GPU quad-core Power VR Series 5XT SGX54MP4+, muito mais poderosa que a dual-core usada nos iPhones e iPads2.

Sendo assim, o que nós queríamos comparar é que se mesmo com todo esse poder, mas com alto preço no Brasil e com cartões de memória absurdamente caros, vale a pena comprar ou não o novo console portátil da Sony, sabendo que um bom smartphone e um bom tablet também carrega junto consigo bons games e se não carregar, da pra fazer downloads com um preço muito mais em conta. Agora quem deve saber se vale à pena ou não, é você amigo leitor.