Steve Jobs, o emblemático CEO da Apple morreu hoje, quarta-feira, aos 56 anos. A morte foi confirmada pela própria Apple em seu site oficial. "O brilho de Steve, sua paixão e energia foram a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram nossa vida. O mundo ficou incomparavelmente melhor por causa dele", diz o comunicado da empresa.

Em agosto Jobs declarou sua saída Apple, as especulações geravam em torno da gravidade da sua doença, um câncer raro. Após anunciada sua saída, vários amigos relataram situações vivenciadas pelo ícone da tecnologia.

A carta de despedida do CEO da Apple não deixa claro o real motivo da sua saída, porém, como sabemos, ele foi diagnosticado com um câncer em 2004 e desde então, vem lutando contra essa terrível doença. Jobs alegou em sua carta "não ter mais condições de exercer o cargo".

Colegas na área manifestaram imensa admiração por Jobs após seu anúncio de despedida. "Steve Jobs é o maior líder que nossa indústria já teve. É o fim de uma era", disse o CEO da empresa de computação na nuvem Salesforce.com, Marc Benioff, via Twitter. "O super-herói dos negócios Steve Jobs mudou a vida das pessoas ao redor do mundo mais do que qualquer homem de negócios vivo", afirmou Bill Gross, executivo da Idealab, pelo Google Plus.

Steve Jobs iniciou sua carreira no ano de 1976 quando, ele e um amigo de faculdade, Steve Wozniak, fundam a Apple Computer. O primeiro produto da empresa não teve grande impacto no mundo tecnológico, foi um circuito integrado. Somente no ano de 1977, a empresa lançou o primeiro computador pessoal, o Apple II, ele contava com um gabinete de plástico com tela colorida.

Logo adiante, no ano de 1983, a Apple começa a vender o "Lisa", um desktop corporativo com interface gráfica. Em 1984 a Apple lança o computador pessoal Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante. O ano de 1985 foi marcado pela saída de Jobs da Apple, ao que tudo indica, por desentendimentos internos.

Somente no ano de 1996, Steve Jobs voltou a Apple, neste meio tempo, ele fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986 ele adquiriu a Pixar da Lucasfilm, que após alguns anos ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story.

O ano de 1997 foi de alguns problemas para a Apple, uma perda recorde de capital, assim, Jobs foi nomeado presidente-executivo interino da Apple. Em novembro do mesmo ano, Jobs apresenta uma nova linha de computadores Macintosh nomeada de G3 e também um site que possibilita às pessoas comprarem diretamente da Apple.

No ano de 1998 a Apple inova apresentando o desktop iMac, com o novo sistema operacional Mac OS 9. Em 2000 foi lançado o Mac OS X. No ano seguinte, em 2001, A Apple lança o tocador portátil iPod. Aproveitando a onda do iPod, A Apple abre a loja online iTunes Store, permitindo a usuários comprar e baixar músicas, livros em formato de áudio, filmes e programas de TV pela Internet.

No ano de 2004 Jobs anuncia ter passado por cirurgia de remoção do tumor de seu pâncreas. No ano de 2007 a Apple começou a comercializar telefones celulares, o iPhone, com a tecnologia touch screen. No ano de 2008 a empresa abre uma loja de aplicativos. No início de 2009, Jobs tira outra licença saúde. No mesmo ano, em junho, o CEO volta após um transplante de fígado. No mesmo ano, a Apple lança o iPhone 3GS. O ano de 2010 foi marcado pelo início das vendas do iPad, um tablet com tela sensível ao toque de 10 polegadas.

Em janeiro de 2011 Jobs anuncia mais uma licença por motivo de saúde. No mês seguinte a Apple lança um serviço muito aguardado de assinaturas de revistas, jornais, vídeos e música. Em março de 2001 Apple apresenta o iPad 2. O lançamento foi um sucesso, no entanto, o que acabou chamando a atenção dos participantes foi também a forma física de Jobs, aparentava um tanto debilitado. Como acompanhamos, Steve Jobs é um grande lutador, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Se pudéssemos descrevê-lo somente com uma palavra, esta seria, inovação.
Líderes como Steve Jobs jamais serão esquecidos, serão sempre lembrados por sua força, energia, determinação e inovação. Acredito que, o grande legado que Steve Jobs deixa para a empresa é o seu nome associado a marca pois, seu nome está inteiramente ligado a várias palavras: determinação, inovação, qualidade, confiança, sabedoria, serenidade, audácia, esperança, entre outras tantas.

Sendo assim, Steve Jobs para todos seus ex-colegas irá deixar saudades e irá fazer falta no dia-a-dia da companhia e também para todos admiradores de sua trajetória. Fica aqui nossa saudosa homenagem as este grande homem.