O Google Street View, o famoso equipamento da Google que coleta imagens das ruas do mundo inteiro, começou ontem, quarta-feira, a captar imagens da floresta amazônica. As imagens serão expostas para todos os usuários interessados em ver.

A coleta de imagens começa a partir do Rio Negro e das comunidades ribeirinhas. A primeira fase terá uma duração de três semanas e possui parceria com a ONG Fundação Amazonas Sustentável, a FAS, que já é conhecida por vários projetos de preservação do ambiente na região.

O novo projeto foi nomeado de "Street View na Amazônia". As imagens do Rio Negro, desta vez não poderão ser captadas com o famoso carro que circula nas ruas, mas sim, com o transporte local, barcos e triciclos. A inovação é que, de acordo com o Google, os próprios moradores das comunidades hoje fotografadas, possam captar imagens de outros locais da Amazônia.

"Assim que todas as imagens estiverem no ar, poderemos compartilhar a cultura e a beleza de locais da Amazônia com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo", afirmou Karin Tuxen-Bettman, líder do time de Geolocalização do Google, por meio de sua assessoria de imprensa.

A FAS diz que, a partir das imagens coletadas, será possível "vivenciar as peculiaridades da vida e cultura de comunidades isoladas na região e assim aumentar a conscientização para a preservação da Amazônia". O Street View foi criado em 2007, no ano passado começou a coletar imagens do nosso país.