Panasonic,Samsung, Sony e Xpand 3D anunciaram recentemente uma parceria para um padrão de óculos 3D. As empresas, todas conhecidas por serem fabricantes de TVs em 3D com tecnologia ativa, isto é, que utiliza óculos com camadas de LCD que abrem e fecham para conseguir ver o efeito 3D, querem desenvolver um óculos em um formato único, que possa funcionar em todas as telas com tecnologia 3D ativa.

O acordo está sendo chamado de "iniciativa para óculos 3D de alta resolução", assim, as empresas trabalharão unidas para a confecção de um modelo único e assim, licenciar os protocolos de radiofreqüência necessários para sincronizar a TV com os óculos ativos.

"A Panasonic vem trabalhando para padronizar as tecnologias de óculos 3D e, em março, já havia anunciado uma licença conjunta dos protocolos de infravermelho com a Xpand. Esperamos que a iniciativa contribua significativamente para a adoção de produtos com a tecnologia 3D", falou Masayuki Kozuka, gerente-geral de pesquisa e desenvolvimento da Panasonic.

Conforme a consultoria NPD Group, 96% das TVs 3D comercializadas  nos Estados Unidos na primeira metade de 2011 usam tecnologia ativa. "A tecnologia 3D ativa já se provou a mais popular entre os usuários", disse Jurack Chae, vice-presidente da área de negócios de displays da Samsung.

As empresas citadas acima irão iniciar a desenvolver o novo padrão de óculos 3D ativos em setembro deste ano, assim que a licença para a iniciativa entrará em vigor. Estas  empresas lançarão óculos em formato universal para os produtos com tecnologia 3D ativa no início de 2012 e eles serão compatíveis com as TVs 3D lançadas a partir de 2011.