O Brasil acaba de apresentar o seu "Supercomputador", o HPC Box T1, da SMB-Sunset. O supercomputador terá suporte para até quatro processadores e irá trabalhar com velocidade cem vezes superior a de um computador convencional. A super-máquina da SMB-Sunset, será comercializado sob encomenda e terá o preço na faixa dos R$ 65 mil, na configuração máxima.

Os processadores que irão equipar esse computador serão processadores da Nvidia Tesla C2050 e C2070. A linha Tesla tem a capacidade de processamento de um teraflops, o que equivale a um trilhão de cálculos por segundo. Para se ter uma noção do que é isso, um computador normal, com quatro núcleos de processamento, pode atingir até doze gigaflops, cerca de cem vezes menos capacidade de processamento de cálculo.

Na configuração máxima, o supercomputador, virá com quatro processadores teraflops. Conforme explicou o gerente de vendas da Nvidia para o Brasil e Cone Sul, falou que; "Esses supercomputadores possuem em média 100 vezes mais poder de processamento quando comparados a um computador comum em sua configuração máxima e com isso, o pesquisador poderá rodar simulações iniciais e acelerar o tempo de conclusão do seu projeto, utilizando o equipamento central da universidade apenas para rodar uma grande quantidade de dados, que em geral ocorre na etapa final do projeto".

Como se pode observar essa é uma maquina para ser usada em pesquisas genéticas, dinâmicas, meteorológicas, de análises sísmicas e outros segmentos. Sendo assim, não se trata de um computador simples, mas sim de um "Supercomputador".