RSS
Mercado, Mobile, Tecnologia

Oi desbloqueia celular em SP em resposta à Claro

imprimir
Data: 20/08/2008  |  Visualizações: 2.516  |  2 Comentário(s)  |  Via: Reuters
Antes mesmo de estrear em São Paulo, maior mercado consumidor do país, a Oi está protagonizando uma disputa com a rival Claro, do grupo América Móvil. A Claro obteve liminar junto à 23ª Vara Cível do Fórum da Comarca de São Paulo em ação contra a ADN Tecnologia de Sistemas, de Salvador (BA). O juiz entendeu que a operadora pode exigir multa se o cliente romper um contrato de fidelização e, por isso, concordou com a suspensão de publicidade sobre bloqueio de celulares, desde que a operadora concorde com o desbloqueio após o fim do prazo de fidelização acertado.

A liminar também obrigou a retirada do site "Bloqueio Não" da internet, em que um abaixo-assinado defendia a prática do desbloqueio. Segundo o despacho do juiz, o site "faz apologia à pretensa ilegalidade ou ao pretenso dever das operadoras de desbloquear os aparelhos vencidos em qualquer circunstância".

Diante da estratégia da rival, a Oi, cuja estréia está prevista para outubro em São Paulo, decidiu começar no Estado o desbloqueio de aparelhos de qualquer outra operadora em sua rede de atendimento.

Segundo a Oi, o desbloqueio gratuito pode ser feito em cerca de 20 quiosques próximos às estações de metrô e junto a terminais rodoviários da cidade de São Paulo e em 20 vans que fará circular pelo interior do Estado. O site www.oi.com.br/sp informa os endereços.

O site informa que podem ser desbloqueados nas lojas da Oi modelos das fabricantes LG, Nokia, Motorola, Sony Ericsson e Samsung. "Em nome da liberdade, oferecemos o desbloqueio sem nenhum vínculo de compra do cliente com a Oi", afirmou à Reuters Flávia da Justa, diretora de comunicação da área de mercado da Oi.

A operadora foi a primeira a decidir pelo desbloqueio gratuito de aparelhos e pela venda de modelos sem bloqueio, em 2007, para que o cliente possa comprar o chip e utilizá-lo em qualquer modelo de terminal. Desde 2005, a estratégia da Oi é vender somente o chip.

O regulamento de telefonia móvel, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, estendeu para todo o mercado a possibilidade do desbloqueio gratuito.

Uma operadora, entretanto, pode conceder um desconto ao cliente no aparelho e exigir, em contrapartida, que ele fique com o modelo bloqueado junto à sua rede por um determinado período, como explicou a assessoria de imprensa da Anatel.

Essa possibilidade existe, inclusive, para celulares pré-pagos, de acordo com a agência. Passado o prazo, a operadora é obrigada a desbloquear o aparelho gratuitamente.

A assessoria de imprensa da Claro divulgou nota em que diz que "a Claro atribui a reação da Oi à derrota que sofreu na Justiça, que entendeu que a Claro atua respeitando as leis brasileiras, ao contrário do que faz a Oi".


Links Patrocinados

 interatividade
versão para impressão envie por e-mail 2 Comentário(s) comentários compartilhe
 
Preencha o formulário para comentar:
Nome:*

E-mail:* (não será exibido)

Site: (http://)

Comentário:*

Deseja receber os comentários no e-mail?

Anti-spam: (nova imagem)





Alessandra

Publicado em: 27/08/2008 - 11:13

É impressionante a incompetência e o tendencialismo da justiça brasileira. Quando algo beneficia o consumidor e abre uma fresta no monopolismo vem um gênio e coloca tudo abaixo!

 

Ligianeh Woltter

Publicado em: 31/10/2008 - 19:30

É realmtente impressionalnante a inresponsabilidade da empresa e dos partidarios ... Qdo somos nós os beneficiados tudo muda porem deveriam ter analisado isso antes e quem já comprou o chip? Se danou vamos se dizer pra nao usar um termo perorativo!

 

Autor


Redação Oficina da Net Redação Oficina da Net
A Redação do Oficina da Net é composta por todos os integrantes da equipe do portal.



Links Patrocinados

Mais populares

Matérias relacionadas

Tags

» oi
» claro
» celular
» mercado

© 2005 - 2008 - Oficina da Net - v 4.0 - É proibida a reprodução parcial ou completa do conteúdo deste site sem autorização por escrito. Resolução adequada: 1024x768px.