O Brasil caiu seis posições, aparecendo em 59ª, no ranking apresentado no "The Global Information Technology Report 2007-2008", divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Fórum Econômico Mundial, com sede na Suíça. No ano passado, o Brasil estava na 53ª posição.
Na edição deste ano, o ranking inclui um número maior de países --127 contra 122 na edição anterior-- o que contribui para a nova colocação brasileira.
O Global Information Technology Report é realizado pela Insead, uma universidade de negócios francesa, a pedido do Fórum Econômico Mundial e é publicado anualmente desde 2001.
O estudo faz um panorama dos desempenhos de regiões e países no âmbito da tecnologia da informação, indicando pontuações para cada país analisado. São levados em considerações aspectos como infra-estrutura, leis ligadas à tecnologia e formas como os indivíduos, governos e empresas utilizam a tecnologia.
No topo do Networked Readiness Index, o ranking apresentado no relatório, está a Dinamarca, seguida por Suécia e Suiça. O ranking completo pode ser visto aqui.
Em comunicado, Irene Mia, uma das editoras do relatório publicado nesta quarta-feira, destaca
o desempenho dos países nórdicos, da Cingapura (5º), dos Estados Unidos (4º) e da Coréia do Sul (9º), que investiram em educação e inovações na área de tecnologia.
Entre os dez primeiros, o Fórum Econômico Mundial aponta a melhora considerável dos Estados Unidos --que subiu três posições-- e da Coréia do Sul --que subiu dez posições.
O estudo também apresenta uma análise das tendências observadas desde que o relatório começou a ser feito, além de um perfil de cada país analisado.


© 2005 - 2008 - Oficina da Net - v 3.0 - É proibida a reprodução parcial ou completa do conteúdo deste site sem autorização por escrito. Resolução adequada: 1024x768px.