Vendo a distância só aumentar entre o FIFA e o PES, a Konami afirmou ontem que ira mudar o jogo, pois pretende tornar o Pro Evolution Soccer o principal game de futebol da próxima geração de consoles. Ontem, quarta-feira, 25 de julho, a desenvolvedora do título PES, anunciou que irá mudar a base de criação do jogo; ela não será mais desenvolvida no Japão e sim na Inglaterra, em uma tentativa de renovação da franquia.

Além da mudança da base de desenvolvimento, a Konami também anunciou que o time que desenvolve o game também irá mudar. A companhia declarou em nota, que os novos profissionais que irão integrar a nova equipe, serão contratados em um enorme processo seletivo que a Konami irá abrir na próxima Game Developer Conference Europe, que irá acontecer agora em agosto.

De acordo com o presidente da Konami, Shinji Hirano, disse ele que, "Estamos procurando por pessoas criativas para elevar o PES a um novo nível e queremos pessoas que capturem a essência do esporte e o levem para dentro do game".

Como já comentamos em matéria passada sobre o jogo, o PES 2013 já terá de volta o controle total da bola, onde o usuário poderá diminuir a velocidade dela, trocar de pé, dominar de diferentes modos e fazer passes de diferentes formas. O PES 2013 será o primeiro a vir com a opção do usuário manter os passes e chutes em um modo totalmente manual, deixando assim para que o mesmo controle a altura e velocidade com que a bola sai do pé do jogador e chegue ao ponto desejado.

O game também já terá novos movimentos, que serão executados de acordo com a rapidez com que o gamer executa o movimento no controle; outra novidade será a do goleiro, que também irão ganhar controle total e uma maior participação nas partidas. A partir de agora, os goleiros poderão repor a bola de forma mais precisa para armar os contra-ataques e terão eles novas maneiras de defesas e reações adicionadas as suas personalizações.

A empresa garante que os melhores goleiros terão seus movimentos característicos. O PES 2013 irá ganhar característica de controle de velocidade do time, onde o gamer poderá definir se sua equipe tem jogo mais veloz ou se valoriza a posse de bola, tudo sob comando do controle.

Vale lembrar que o próximo PES 2013 virá com as equipes brasileiras que participaram da Libertadores de 2012, ou seja, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco. Pro Evolution Soccer 2013 chega para PlayStation 3 e Xbox 360 no final do ano.