O estúdio responsável pela série Bioshock anunciou que está fechando. "Estou acabando com a Irrational Games como você a conhece", disse o chefe do estúdio, Ken Levine.

No entanto, mesmo com fim da empresa de 17 anos, Livine revela que possui planos de unir à editora Take Two para iniciar um "empreendimento menos", direcionado a jogos narrativos que serão lançados somente digitalmente.

"Dezessete anos é muito tempo para fazer qualquer trabalho, até mesmo o melhor deles. E trabalhar com a equipe incrível da Irrational Games é realmente o melhor trabalho que eu já tive. Apesar de eu estar profundamente orgulhoso do que conseguimos juntos, minha paixão se transformou em fazer um tipo diferente de jogo do que fizemos antes. Para enfrentar o desafio à frente, eu preciso reorientar a minha energia em uma equipe menor, com uma estrutura mais plana e uma relação mais direta com os jogadores", disse Levine na carta publicada no site oficial da produtora. 

"Inicialmente, eu pensei que a única maneira de construir este empreendimento seria com um modelo de inicialização clássica, um risco que eu estava preparado para assumir", disse Levine. "Mas quando eu falei com a Take Two sobre a ideia, eles me convenceram de que não havia lugar melhor para buscar este novo capítulo do que dentro de suas paredes. Afinal de contas, eles são os únicos que acreditaram e apoiaram Bioshock no início", explicou também.

Conforme Levine, com o fim do estúdio, "todos, menos cerca de 15 membros da equipe", serão demitidos assim que os últimos conteúdos de Bioshock Infinite forem concluídos.

"Não há grande maneira de demitir pessoas, e nossa primeira preocupação é ter certeza de que as pessoas que estão saindo tenham o maior apoio que pudermos dar a eles durante esta transição", complementou. 

Levine disse também que os funcionários que perderão seus empregos terão um tempo de carência longo, e ainda que haverá um encontro entre estúdios para que possa haver contratações.

A série Bioshock será controlada agora pela Take Two. A Irrational foi responsável por desenvolver o Bioshock original e Bioshock Infinite, enquanto o desenvolvimento de Bioshock 2 foi feito pela 2K Marin, um dos estúdios internos da empresa. "Se tivermos sorte, vamos construir algo tão memorável quanto Bioshock", afirmou Levine.