Elas ainda existem, mas o motivo pelo qual elas "explodiram" na década passada já não está mais tão forte devido à concorrência com os PCs de casa. Mas a Lan House foi responsável por muitas e muitas horas de jogo, dias e noites em frente ao computador jogando com os amigos e milhões de usuários espalhados pelo Brasil e o mundo. Veja também que montamos uma lista dos melhores jogos de 2014.

Hoje, Lan Houses estão no mercado para atender uma pequena parcela da população que ainda não possui internet ou precisa imprimir um e-mail urgentemente. Mas claro, há também aqueles que não abriram mão da emoção de jogar "na lan". O conceito surgiu na Coréia e é isto que vamos ver agora.

Onde começou

LAN HOUSE significa literalmente uma casa em rede, os computadores estão todos interligados. O conceito ficou conhecido na Coréia do Sul como PC Bang, tornou-se famoso por oferecer aos usuários acesso à internet e também acesso à rede local, o fato ocorreu em alguma data de 1998. Passou a se popularizar ainda mais quando lançado um game chamado StarCraft (Estratégia em tempo real produzido pela Blizzard Enterteinment) para PCs.

No Brasil uma empresa chamada Monkey Paulista foi a primeira a apresentar o conceito de lan house, ainda em 1998. As Lan Houses têm papel fundamental na sociedade brasileira por oferecer a oportunidade - de qualquer pessoa de qualquer posição social e financeira - de usufruir do acesso à internet e também aos jogos. Em 2013 montamos uma lista dos top 15 jogos do ano.

Não lembro ao certo quando foi que eu descobri uma lan house, só sei que costumávamos dizer que "paguei uns três daqueles computadores". Foram horas e horas de jogos, de dia e também à noite (Os estabelecimentos programavam madrugadas inteiras para jogar). E os jogos?

Top 10

Para estabelecer esta lista, fizemos uma rápida pesquisa na internet por jogos em MOBA (Multiplayer online battle arena) e também MMO (Massive Multiplayer Online) e, podemos redigir uma lista com pelo menos 20 nomes superjogados em todas as regiões do Brasil. Por isso, aqui vão os 10 que mais foram citados. Ajude nos comentários e enriqueça esta lista.

Medal of Honor: Allied Assault

O game foi criado por ninguém menos que Steven Spielberg em 2002, é baseado no motor de jogo do Quake III. O jogo é um FPS (First Person Shooter), se trata de uma simulação de infantaria durante a segunda guerra mundial. Esta versão, Allied Assault foi a primeira versão disponibilizada para Windows.

Na Alemanha ele foi recebido com um certo receio, muito por conta das bandeiras e uniformes que incluíam o símbolo Nazista.

A última versão do MoH foi lançada em outubro de 2012, mas os concorrentes e até outros jogos lançados pela própria Electronic Arts, tomaram seu lugar e ele foi colocado na geladeira. Entretanto, o Allied Assault merece estar na nossa lista dos mais jogados, pois apesar de velho, tem uma jogabilidade semelhante aos tops games do mercado de hoje.

League of Legends

Lançado em outubro de 2009, foi desenvolvido e publicado pela Riot Games. Para desenvolver o game, a empresa contou com a ajuda de dois integrantes da equipe que desenvolveu outro game muito famoso DotA, Steve Feak e Steve Pendragon. É um game Free for Play, sendo grátis, foi absolutamente aceito pelos gamers que condicionaram o LoL - como é conhecido - a ser um dos games mais jogados no mundo até hoje. Só para ter uma noção, são mais de 1 bilhão de horas jogadas.

O jogo funciona com duas equipes distribuídas numa área chamada de "Spawning Pool" próximo ao Nexus. Se uma equipe destruir o nexus da outra, é a vencedora. A equipe precisa progredir pelas torres inimigas e destruí-las. Com o passar das batalhas, os personagens vão ganhando experiência e sobem de nível.

Eu disse que o game é Free for Play, mas os usuários podem usar dinheiro de verdade para comprar equipamentos virtuais. A popularidade rendeu ao jogo, pelo menos 4 prêmios de 2009 até 2011.

Vídeo incorporado do YouTube

Tibia

Você já deve ter percebido que os games desta lista não têm os melhores gráficos do mundo tecnológico existente hoje, o Tibia é outro do gênero de MMORPG, praticamente um dos mais jogados na última década. Mas não são os gráficos do game que o colocam nesta lista.

Foi criado em 1997, é mole que tenha muitos que ainda jogam? Pois é, o Tibia proporciona a seus usuários a possibilidade de desenvolver habilidades para seu avatar, resolver mistérios, encontrar tesouros e desbravar grandes mapas em terrenos variados.

São quatro personagens básicos que podem ser utilizados pelo usuário: Feiticeiro, Druida, Paladino e Cavaleiro. Cada uma das personalidades têm habilidades diferentes e poderes de magia.

O game é um RPG clássico, um dos primeiros criados para esta plataforma. Se você busca gráficos impressionantes e um jogo extremamente pesado, este definitivamente não é o game que você espera. Entretanto, até hoje muitos gamers investem muito dinheiro nesta aventura.

Vídeo incorporado do YouTube

MU Online

Um terceiro representante do segmento de MMORPG, o Mu online também marcou época nas lan houses do Brasil e do mundo. O jogo é ambientado na atmosfera medieval que foi lançado em 6 de outubro de 2003. Se você pensou em jogar o game ainda pode, o servidor global está disponível na season 5.4.

Para subir na campanha e elevar seu nível, o personagem precisa enfrentar os mobs e matá-los para adquirir experiência. (características obrigatória em jogos de RPG).

As classes disponíveis são:

  • Dark Knight (Cavaleiro das trevas)
  • Dark Wizard (Mago das trevas)
  • Fairy Elf (Fada Elfa)
  • Magic Gladiator (Gladiador Mágico)
  • Dark Lord (Senhor das trevas)
  • Summoner (Invocadora)


O jogo enfrentou muitos problemas por conta dos hackers e servidores piratas. Os servers piratas espalhados pelo mundo, fizeram com que a desenvolvedora do jogo não recebece aquele auxílio de receita suficiente para manter o jogo 100%. Já os usuários hackers - composto pela maioria de brasileiros, segundo o Wikipédia - usam de seus conhecimentos em programação e outras coisas para trapacear os jogadores adversários, conseguindo itens sem investir dinheiro algum e nem esforço. Fora isto, o jogo segue em alta e atrai milhares de jogadores.

Vídeo incorporado do YouTube

World of Warcraft

Outro RPG em nossa lista, o World of Warcraft foi desenvolvido pela Blizzard que se passa no mundo de Azeroth. Segundo informações do Wikipédia, o WoW tem quase 10 milhões de jogadores espalhados pelo mundo. O que prova que realmente que os MMORPG mais antigos ainda estão firmes na concorrência com os lançamentos recentes neste segmento.

Para se ter uma ideia da popularidade do jogo, em fevereiro do ano passado, a Blizzard anunciou uma parceria com a operadora de internet GVT, onde todos os usuários da operadora receberam uma cópia grátis do jogo.

World of Warcraft possui 11 classes são disponibilizadas para os jogadores: Druida, Caçador, Mago, Paladino, Sacerdote, Ladino, Xamã, Bruxo, Guerreiro, Cavaleiro da morte e Monge. Cada classe tem a sua peculiaridade, poderes e especialidades. O jogo também é distribuído em iguais 11 profissões: Alquimista, Alfaiate, Coureiro, Esfolador, Encantador, Engenheiro, Ferreiro, Herbalista, Joalheiro, Mineiro e Escrivão.

Vídeo incorporado do YouTube

DotA - Defence of the Ancients

Popularmente conhecido como DotA, o game foi desenvolvido a partir de uma adaptação em um mapa do famoso Warcraft III: Reign of Chaos. O projeto é controlado atualmente pelo grupo IceFrog.

Divididos em dois times, Sentinel e Scourge, os times duelam entre si. Cada time possui uma base, e cada base tem uma "Ancient". Para ganhar a partida, uma das equipes deve destruir o Ancient da outra. O game é totalmente multiplayer e as partidas podem ser disputadas em 1x1 e 5x5 usuários. O usuário que cria a partida pode escolher entre 76 combinações diferentes de modo de jogo.

Vídeo incorporado do YouTube

Age of Empires III

Galera reunida e todos em seus postos?? Está na hora do Age of  Empires. Jogaço de estratégia em tempo real que teve um lançamento recente de Age of Empires II em HD. Há quem diga que o segundo jogo da série teve mais sucesso que a terceira, mas em épocas de Lan House lotada para guerrear, o "Age III" foi sucesso no Brasil com suas guerras e batalhas sangrentas por comandar seu império contra os inimigos.

O jogo foi desenvolvido pela Ensemble Studios e, lançado em 2005 pela Microsoft Game Studio. A história do jogo se passa pelas épocas dos descobrimentos até  a Era Imperial, entre o século XVI e o XIX.

Cada jogador comanda uma nação de trabalhadores e guerreiros. Jogando em rede, cada nação deve montar seu império para esperar ou atacar seus adversários e tomar conta de todo o mapa. Por conta das estratégias, uma partida de Age of Empires pode durar horas.

Com o lançamento da versão em "HD" do Age of Empires II, você pode voltar a ter aquela emoção típica de comandar um exército contra seus inimigos e também de construir um verdadeiro império de guerreiros e trabalhadores. O sucesso é tanto que muitos usuários ainda divertem-se com este game.

Vídeo incorporado do YouTube

Need For Speed: Underground 2

Quando você ouve a música "Riders on the Storm" interpretada por Snoop Dogg ft The Doors, é impossível não lembrar o game de carros que marcou época em casa e, indiferentemente na Lan House.

Em pleno ápice da malandragem norte-americana com rodas extragrandes e luzes de neon sob o carro, cores vibrantes e muita velocidade, uma união de todas estas características que já haviam feito sucesso no primeiro game da série Underground do Need for Speed, estava reedidata nesta segunda edição.

O sucesso do game foi tanto que sempre que se especula um novo lançamento da EA para carros, os gamers logo sonham com uma terceira etapa do Underground.

Um dos diferenciais da série Underground era que os carros corriam com tráfego intenso e quase a totalidade das corridas aconteciam dentro da cidade, tendo assim que enfrentar obstáculos avessos aos próprios concorrentes. A série também incluiu arrancada com os carros em transmissão manual, competições de Drift além dos rachas "informais" no meio da rua. E quem não gastou todo seu dinheiro fictício customizando tribais, neon, rodas cores em seu possante?

Quem já jogou estes, prefere esperar por uma atualização em breve por parte da EA, com vista na manutenção da série. Os outros episódios da série não deixaram um legado tão bacana como Underground e Underground 2. O cara que frequentou uma Lan House e, nunca gastou um minuto jogando NSF U2, bom sujeito não é. Brincadeira.

Vídeo incorporado do YouTube

Call of Duty 2

Ahhh CoD 2, a continuação de Call of Duty é, assim como o primeiro, rodado na segunda guerra mundial, trazendo aos  players um pouco do sofrimento e angústia vivida pelos soldados americanos na guerra, uma sacada sensacional da Activision que na época lançara um game espetacular de tiro em primeira pessoa. O jogo veio praticamente para derrubar o concorrente Medal of Honor que era mais velho e, podemos dizer que conseguiu. As imagens gráficas e o método de jogo renderam ao CoD2 - como é chamado popularmente - um lugar entre os games de guerra mais jogados.

Posteriormente a guerra seria entre Actvision e EA pelo melhor jogo, afinal, Battlefield chegou "chegando" no mercado e, até hoje temos batalhas entre estas duas gigantes.

Bom, voltando ao CoD, podemos encontrar muitas pessoas que ainda batalham na segunda guerra mesmo após todas as versões lançadas posteriormente do jogo: Call of Duty Modern Warfare, Modern Warfare 2, Modern Warfare 3, Call of Duty: Black Ops, Black Ops 2 e recentemente Call of Duty: Ghosts.

O fato é que Call of Duty marcou época na era das "lans" e rendeu horas e horas de muitos tiros e coronhadas no adversário.

Vídeo incorporado do YouTube

Counter Strike 1.6

Um Mod, para integrar o game Unreal Tournament despertou o interesse da Valve Software, dona do jogo Half-life, que comprou esta simples modificação que se tornaria tão importante quanto o próprio Half-life e, ouso dizer que o CS 1.6 passou longe de ser só um Mod.

Counter Strike nasceu para fazer história, por ser talvez o único mod que ficou mais popular que o jogo original, e também que ser o maior representante da massificação de jogos em rede (LAN). Segundo o Wikipedia, jogadores da versão Beta 1.0 do game, tinham duas opções de servidores brasileiros para jogar, eles entravam no jogo e precisavam esperar outros usuários entrar para poder jogar. Já na versão Beta 5.0, Counter Strike já era o game mais jogado do Brasil (Isto no final de 1999).

A versão 1.6 do CS chegou apenas em 15 de setembro de 2003. Aí estava marcado o ápice do "vício" em Lan House. A falta de gráficos aguçados e arredondados não destoa em nada a popularidade do jogo que se tornara um dos mais jogados no mundo.

Quem não se lembra de percorrer e dar muitos Headshots pelos mapas: de_dust2, de_aztec, de_nuke, de_train, de_inferno, cs_assault, cs_rio, aim_headshot, aim_awp e muitos outros? E quem não se lembra das frases e comandos do jogo: Fire in a hole (óia a bomba) ?

Condition zero, Counter Strike 2D, Counter Strike Source, CS Neo, Online, Global Offensive e Online 2 não abalaram a majestade 1.6. Em 2008, Counter Strike teve sua distribuição proibida no Brasil porque a justiça acreditava que o game trazia exagero de violência, estimulava a desordem social, atentava contra o estado democrático e contra a segurança pública. Somente em junho de 2009 a comercialização foi novamente liberada.

Vídeo incorporado do YouTube

Você ainda pode fazer download de todos estes games, eles já não estão atendendo à exigente demanda gráfica e de jogabilidade, entretanto estes exemplos são clássicos do tempo em que a Lan House foi o local para gastar muita grana e tempo com seus amigos e se divertir aos montes.

Você que frequentou uma Lan House, deixe seu comentário. Quais eram os games mais jogados na sua região?