Olá galera, hoje vou falar sobre briefing.

Quando um cliente pede um site a primeira coisa que devemos fazer é preencher o Briefing deste projeto, Briefing é nada mais que um perfil do projeto, onde recolhemos todas as informações possíveis. Um Briefing bem desenvolvido é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. Na maioria das vezes é a partir de um Briefing que iniciamos um projeto. É a partir dele que desenvolvemos o layout, a estrutura e a programação necessária para compor o projeto.

Quanto mais informação tiver melhor, embora muitas vezes o cliente não tem nem idéia de como vai fazer o projeto, mesmo assim devemos nos esforçar para recolher o máximo de informações, da forma mais amigável possivel. ;-)

Vai dizer que você nunca se deparou com aqueles tipos de clientes que não tem nem idéia do quer criar, e em pleno andamento do projeto o tal cliente pede para mudar uma coisinha aqui e outra ali...
..Bom, isso complica um pouco, mas fazer o que, nós trabalhamos para resolver os problemas de pessoas que querem entrar no fantástico mundo da web.

Briefing é algo muito pessoal, cada empresa tem seu estilo de Briefing, e um Briefing vive em constante mudança.

Não possuir um Briefing pode trazer muitos problemas(muitos mesmo !!!): Um layout que não é adequado ao projeto( e por isso deverá sofrer diversas mudanças), uma estrutura de sistema que não soluciona o problema, o fracasso final do projeto quando você descobrir que o padrão visual não tem nada haver com o projeto, enfim, uma série de coisas que deverão ser refeitas e com isso você tem a maior parte de seu tempo dedicado ao projeto perdido.

Bom, é por isso que devemos insistir educadamente para coletar o máximo de informações do cliente, afinal, eles são nossa matéria prima...
Legal não é, mas é necessário.

Vou fazer uma lista bem básica do que um Briefing deve conter:

Informações sobre o cliente
Nome:
Telefone:
Endereço:
Responsável pela aprovação:
Missão da empresa:
Filosofia comercial:

Informações sobre o target / sobre os usuários

Quem irá freqüentar o site?
Classe social:
Idade média:
Sexo mais freqüente:
Grau de escolaridade:
Nível de conhecimento tecnológico:

Informações sobre o projeto

Problemas a resolver:

Elementos obrigatórios:

Tem padrões existentes, como logos, cores ou imagens que devem ser incorporados?

Cite outros sites da web que você gosta. O que você gosta a respeito deles?

Informações de técnicas de JOB

Vai ser utilizado Banco de Dados:
Onde será hospedado:
Qual limitação tecnológica:

Informações sobre a concorrência

Quem são os concorrentes?
Por que são concorrentes?
Pontos positivos da concorrência:
Pontos negativos da concorrência:


Basicamente é isso...
Com base nisso, refaça o seu, do seu modo, com as suas necessidades.

Vou citar alguns tópicos importante que eu aprendi quando estava começando e até hoje carrego ele em minha memória:

1) Colete todas as informações possíveis sobre seu cliente e sobre o projeto que você vai desenvolver.

2) Estude-as, crie novas perguntas, pesquise e responda-as.

3) Misture todas as informações coletadas e transforme-as em imagens, cores, forma, etc.

4) Analise o projeto pensando em psicologia, ergonomia, funcionalidade, tecnologia, mercado, cultura, etc.

5) Selecione a proposta que mais se encaixe ao objetivo de seu cliente e finalize.

5.2) Faça uma chuva de idéias, em meu trabalho eu chamo de tempestade de idéias. É onde recolhemos a criação, sugestão, opinião de todos os integrantes do grupo e escolhemos a mais adequada. (Essa é extra) : )

Sacada: Se quiser se aprofundar nesse assunto procure agencias de propagandas, eles são muito eficiente nisso.

Espero que essas informações sejam úteis à você.
Até semana que vem.