CADASTRE-SE

Problemas com seu PC? Veja algumas causas e possíveis soluções

Veja aqui alguns problemas comuns em computadores e suas possíveis soluções. Você já teve algum tipo de problema com seu computador, seja ele travando, reiniciando ou até mesmo desligando do nada? Claro! Creio eu que todo mundo que possui computador já teve pelo menos uma vez na vida algum tipo de problema.

Phablo Márcio (@PhMarcio)

Olá, aqui estou eu mais uma vez para compartilhar um pouco da minha infinita ignorância e mínimo saber, bom, para começar vou fazer uma pergunta; você já teve algum tipo de problema com seu computador, seja ele travando, reiniciando ou até mesmo desligando do nada? Claro! Creio eu que todo mundo que possui computador já teve pelo menos uma vez na vida algum tipo de problema, aqui irei apresentar alguns probleminhas bem comuns e também possíveis soluções para esses problemas - possíveis soluções porque o problema pode ser outro semelhante - agora vamos começar os relatos "dolorosos" de um usuário de computadores.


1º - Meu PC fica reiniciando sozinho, e agora?


Para respondermos essa questão vamos dar duas possíveis causas, para explicar a primeira vou lhe fazer uma perguntinha: Quando foi a última vez que você limpou seu computador? Ahh, faz 1 ano mais ou menos. Ok, encontramos a primeira possível causa do problema. Como todos nós sabemos o computador tem um processador, esses mesmo ao ser utilizado gera calor devido a corrente elétrica que passa por ele e também devido o deslocamento de elétrons para que haja o processamento, para amenizar esse calor é utilizado uma peça fundamental do PC chamado dissipador de calor, cujo qual tem a função de eliminar o calor que vem do processador e mantê-lo "frio", mas para melhorar essa capacidade de resfriamento existe a pasta térmica que é uma pasta colocada entre o processador e o dissipador de calor e essa pode ser uma das causas do nosso problema.

Acontece que com o passar do tempo de uso e o uso diário constante essa pasta que ajuda a transferir todo o calor do processador para o dissipador acaba se desgastando e vira uma espécie de "massa" endurecida e com isso ela acaba fazendo o efeito contrário e retém muito calor evitando o resfriamento do processador. Tá Phablo, e o que isso tem haver com o PC reiniciando? Simples. Algumas placas mãe tem uma configuração que evita que o processador queime e danifique a placa mãe, isso ocorre porque na configuração está o limite máximo de temperatura que o processador deve alcançar, ao ultrapassar esse nível ela reinicia sozinha para evitar danos maiores, por isso sempre que atinge uma certa temperatura seu PC reinicia do nada.

Então qual a solução? A solução é: Primeiramente, procure uma técnico competente caso não saiba "mexer" com hardware, caso contrário faça você mesmo, faça uma boa limpeza, tire toda a poeira, teias de aranha e sujeira que tiver no interior do PC, uma boa dica para fazer isso de forma rápida é utilizar um secador de cabelos - mas tem que ser de um certo modelo que dá a opção de desligar o ar quente, pois esse ar quente pode danificar a placa - ou um ventilador bem forte, após ter feito essa limpeza geral está na hora de trocar a pasta térmica, utilize uma flanela ou um pedaço de pano para tirar a pasta ressecada - ao tirar a pasta do processador é recomendável descarregar parte da energia estática do corpo segurando em alguma metal que esteja ligado ao solo ou que possua algum tipo de aterramento - depois faça o mesmo para tirar do processador primeiro tirando ele do soquete, segurando ele pelas laterais e evitando pegar nos contatos embaixo do processador, após ter tirado toda a pasta térmica coloque o processador de volta no lugar, trave-o no soquete e passe a pasta térmica em pouca quantidade e fazendo movimentos circulares, faça o mesmo com o dissipador de calor, encaixe-o na placa mãe, ligue-o no contato correto e faça o teste.


2º - Meu PC demora séculos para iniciar por completo


Muitas pessoas sofrem de um problema extremamente comum que é a lentidão ao ligar o PC, geralmente isso acontece com pessoas que tem muitos programas instalados no computador, quando o PC é ligado ele passa pelo boot, que é uma espécie de identificação de todos os hardwares do PC, após isso acontecer - acontece de forma bem rápida, quase instantânea em algumas máquinas - o sistema operacional irá iniciar, no XP aparece aquela tela azul dizendo: "Seja Bem Vindo" e muitas vezes demora bastante nessa parte e depois que a área de trabalho aparece continua aquela lentidão toda, isso acontece devido o início de vários programas juntamente com o SO, alguns bem comuns são: o Nero, o Daemon Tools, algumas versões do Winrar, algumas versões do Power DVD e uma infinidade de programas, mas junto com esses chatinho vem também os importante como os drivers da máquina, só que somando tudo isso ao mesmo tempo a máquina demora muito para iniciar todos os processos, agora você me pergunta, e o que eu faço? Eu não posso excluir esses programas porque eu uso eles regularmente. A resposta é simples, vamos iniciar somente os necessários como o Anti Vírus, drivers do SO e nada mais. Mãos a obra!

Aqui nesse tutorial vou utilizar o Windows 7, mas o processo é o mesmo no Windows XP.

Vamos lá, primeiramente vá em menu "iniciar" e na barra de pesquisa digite o seguinte comando: MSCONFIG - digite em letra minuscula - assim que terminar de digitar tecle "ENTER" como mostra a imagem abaixo:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3020//image1.jpg

Após ter feito isso aparecerá uma janela com algumas opções, depois clique em "Inicialização de Programas" como mostra a imagem abaixo:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3020//td_image2.jpg

Nessa aba aparecerá a lista com todos os programas e aplicativos que iniciam junto com seu SO, aqui no teste eu identifiquei todos os aplicativos desnecessários pelo nome como por exemplo o Acrobat, Adobe Updater, Steam, QuickTime e outros, todos esses aplicativos eu utilizo no dia-a-dia, mas não há a necessidade deles iniciarem juntamente com o sistema, já que na hora que eu precisar eu vou abri-los, um conselho que eu dou é o seguinte, deixem apenas os programas de Drvier, Anti-virus e ferramentas do sistema marcadas, o resto desmarquem - aquelas que você tiver dúvida sobre o que é deixe do jeito que estava - assim que você desmarcar todos os desnecessários clique em "Aplicar" como mostrado abaixo
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3020//td_image3.jpg

Quando você clicar em "Aplicar" irá aparecer uma outra janela perguntando se deseja reiniciar o PC ou não, antes de escolher qual opção você quer clique no box.

Leia a seguir: Como compartilhar arquivos em rede no Windows 7


Relacionados:

Comente:

TOPO