A primeira imagem televisiva era em preto e branco e as imagens eram ao vivo. Após essa primeira criação surgiram as TVs à cores, a grande sensação da época. A televisão é praticamente indispensável na vida da maioria das pessoas. Assistir um bom filme, a novela preferida, noticiários, jogos esportivos, a variedade é tanta que dificilmente conseguimos ficar longe dela um só dia.

A TV, como qualquer outro meio tecnológico sofreu inúmeras transformações positivas. Atualmente é possível até ter uma imagem em 3D na sua casa. Outra grande novidade é a TV na internet. Ainda não é muito utilizada aqui no Brasil, porém, aos poucos vem caindo ao gosto dos brasileiros. Essa nova tecnologia permite assistir canais de televisão de todo o mundo. Na frente de seu computador você tem acesso a canais do mundo, igualmente se estaria assistindo em sua própria TV.

Assistir televisão direto da internet e algum computador, tem vários benefícios, por exemplo, você não precisa estar necessariamente em casa, irá manter-se atualizado mesmo fora de casa, terá acesso a canais estrangeiros, entre outros. Para acessar canais via internet não é necessário um grande aparato tecnológico, em qualquer máquina que tenha acesso à internet é possível usufruir da TV. Existem canais pagos dentro da internet, mas também existem muitos canais abertos, que você pode assistir sem nenhum custo.

Google TV



Esse sistema une a TV à internet e vice-versa. O sistema do Google funciona com o conhecido Android, diferentemente do usado em celulares. O Google TV é compatível com a versão 10.0 do Flash, assim, o acesso de qualquer site é vídeo pode ser executado. Também possível usar um smartphone para acessar a TV Google, já que este também é equipado com o sistema operacional Android.

No Estados Unidos já é possível utilizar esse serviço do Google, porém o serviço de televisão movida pela internet chegará a outros países este ano, sem data prevista. Logitech e Sony dizem que irão fabricar o necessário para mudar o modo de assistir televisão. Conforme informado, independente do idioma do canal assistido através do Google TV, haveria um tradutor simultâneo, com um sistema de legendas para que qualquer língua seja entendida.

O Google TV possui semelhanças com o TiVo. O TiVo é uma espécie de gravador de programas, assim você poderá assisti-lo em qualquer outro momento que julgar oportuno. O Google TV também promete fazer o mesmo. Esse novo sistema de televisão, o Google TV, pode sofrer algumas ameaças. O principal risco é o bloqueio dos conteúdos por parte dos servidores. O Hulu é um exemplo, ele bloqueia o seu conteúdo para usuários que estão fora dos Estados Unidos. Assim, é possível que muitos “donos” de algum conteúdo bloqueiem o acesso pelo GoogleTV. Aqui no Brasil, o Google TV chegou de mansinho, porém ainda possui muitas restrições de uso.


Apple TV



A Apple TV permite que você tenha acesso de forma fácil a um mundo de entretenimento. Permite que você ouça músicas do iTunes, é possível ver fotos em alta definição e até mesmo podcasts gratuitos. Ela também transmite filmes, seriados e vídeos para a televisão. Além do mais, ela está mais acessível, e trabalha com apenas streaming de conteúdo. A ideia da Apple TV é ser uma opção a mais de conteúdo em uma sala de estar. O maior diferencial do novo formato está no seu funcionamento e praticidade. Apenas é necessário acessar a loja virtual e adquirir a atração desejada, da mesma maneira que funciona a AppStore e iBooks Store. Também é possível assistir a filmes armazenados em seu iPad diretamente na tela da televisão.

Com essa tecnologia, o usuário pode assistir seus programas e filmes favoritos em alta qualidade e sem o incomodo de comerciais e propagandas. O consumidor tem a liberdade de ver apenas aquilo que desejar e a hora que quiser. Para tudo acontecer, a Apple TV utiliza um pequeno dispositivo que é conectado ao televisor por meio de um cabo HDMI. Dessa forma, qualquer modelo de TV que tenha essa entrada já é compatível com o novo formato.


A TV digital


Como havia mencionado antes, tanta tecnologia ainda não funciona aqui no Brasil igualmente ao Estados Unidos e países mais desenvolvidos. A TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, e assim, proporciona uma transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência e obtendo imagem de alta qualidade, a chamada, alta definição.

Os padrões em operação comercial podem transportar até 19 Mbps. O que equivale a um programa em alta definição, na qual ocupa 15 Mbps, ou quatro programas em definição padrão, que consomem em média 4 Mbps cada.