CADASTRE-SE

Dicas para comprar uma televisão de LED

Atualmente existem diversos modelos de televisão. No mercado ainda são encontradas as tradicionais, em tubo, no entanto, as que estão em alta, são as TVs de plasma, LCD ou LED.

Rafaela Pozzebon (@RafaelaPozzebon)

Atualmente existem diversos modelos de televisão. No mercado ainda são encontradas as tradicionais, em tubo, no entanto, as que estão em alta, são as TVs de plasma, LCD ou LED. No ano de 2002 surgiram as TVs de plasma no mercado brasileiro, a grande sensação. Nela era possível ver imagens mais nítidas, brilhantes e coloridas, além do espaço, que ocupava, bem menos do que as tradicionais de tubo.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2940//td_tv-led-sony.jpg

Um pouco depois da TV de plasma, surgiu a de LCD (tela de cristal líquido). Aparentemente, a imagem dos dois modelos não possui diferença, no entanto a diferença está na tecnologia usada. O grande diferencial da TV de plasma e a LCD é a espessura da tela, a LCD é mais fina que a anterior. Para a maioria das pessoas a espessura da tela já estava boa na TV de LCD, no entanto, as TVs de LED chegaram mais finas ainda. A espessura da tela não passa da espessura de um dedo.

O processo de formação da imagem da TV de LED é o mesmo das TVs LCD, no entanto, a diferença na grande redução da espessura está no tipo de emissão de luz atrás da tela, o chamado, backlight. As TVs de LCD possuem filetes fluorescentes atrás do cristal líquido, por sua vez, as TVs de LED possuem pequenos leds nas bordas da tela, e assim, gerando uma qualidade de imagem ainda superior às TVs LCD. A explicação para isso é que a lâmpada usada permite o processo chamado “dimmer”, que diminui o brilho da luz em imagens mais escuras, e deste modo, melhorando o contraste da TV. Outra vantagem em relação as TVs LCD está no consumo de energia. A tecnologia LED reduz significantemente o gasto de energia.

Normalmente nas TVs de LED existem os seguintes íten: Full HD (imagens em alta definição máxima), bluetooth (transmissão de dados sem fio), entradas HDMI, entrada de áudio PC, entrada USB DivX HD, entrada para fone de ouvido, entrada Wireless Control, entrada RGB, time Machine Ready, entre outros. Com tantas funcionalidades, então, o que devemos observar na hora da compra de uma TV de LED? Primeiramente você precisa escolher o melhor tamanho de TV para o seu ambiente. Escolha um adequado, que não fique escondida como também não fique exagerada. O seu gosto conta muito nesse quesito.

Logo, na escolha da TV, você precisa observar a marca da TV. Existem marcas vistas como mais confiáveis e menos confiáveis. Não deixe de observar a marca que dispõe assistência técnica por mais tempo. Opte por uma TV que possua mais entradas HDMI, irá facilitar caso um dia precise usar. Não deixe de saber a taxa de contraste, quantos mais contraste, melhor a imagem. Para que quem não abre mão de assistir um bom filme, verifique se a televisão desejada pode ser vista em 3D.

Existem outras opções para quem quer um aparelho completo, como: Jogos, On/Off Timer, PIP, Relógio, Skype, Wireless, entre outros. Deste modo, na hora da compra, vale a pena uma boa pesquisa sobre o produto. As TVS de LED, ao que parece, vieram para ficar. Então, se você quer um aparelho para ser usado por um longo tempo e poder usufruir de vários recursos, vale a pena investir um pouco mais. Existem no mercado TVs que variam de R$ 1.400 à mais de 10.000. Para tanto, uma boa pesquisa em lojas, fóruns da internet e pessoas que tenha o produto é uma excelente alternativa para ter certeza de qual produto escolher.


Leia a seguir: Internet TV e seus benefícios


Comente:

TOPO