CADASTRE-SE

4 Categoria: Artigos » Hardware

O que é e como funciona o Blu-ray?

Por Rafaela Pozzebon
Data:

Aprenda como funciona o blu-ray, o que é blu-ray, diferença entre blu-ray e DVD, qual a capacidade do blu-ray. O nome Blu-ray surgiu em decorrência da cor azul do raio laser, em tradução para o português, raio azul. Nota-se que a letra e da palavra original blue, em português azul foi retirada.

As televisões vendidas atualmente não são mais as mesmas, as imagens dos filmes estão cada vez mais próximos da realidade. Olhar um filme através do aparelho de DVD já está caindo em desuso, a nova tecnologia do momento é o Blu-ray. O aparelho também é conhecido como BD, proveniente de Blu-ray Disc, ele é um formato de disco óptico da mais recente geração. Possui cerca de 12 cm de diâmetro, igualmente ao CD e ao DVD, é utilizado basicamente para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

O Blu-ray é o grande sucessor do DVD, sua tecnologia é bem mais avançada e ainda é capaz de armazenar filmes de 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Para fazer uso do equipamento é necessário uma TV Full HD de LCD ou plasma e assim, é possível exibir todo seu potencial com ótima qualidade da imagem. Quando o usuário conhece a qualidade das imagens Blu-Ray logo irá entender o motivo pelo qual o DVD foi trocado. A capacidade de armazenamento varia de 25, com a camada simples, a 50 Gigabytes, com camada dupla.

Significado da palavra Blu-ray

O nome Blu-ray surgiu em decorrência da cor azul do raio laser, em tradução para o português, "raio azul". Nota-se que a letra "e" da palavra original "blue", em português “azul” foi retirada, o motivo deve-se ao fato que em alguns países, não é possível registrar comercialmente uma palavra comum.

O Blu-Ray foi desenvolvido por empresas filadas à Sony. Este tipo de disco é capaz de armazenar mais informações que qualquer outro tipo de mídia e possui uma taxa de transferência ainda maior. Ele ainda é mais resistente a riscos e problemas causados por sujeira.

Qual a capacidade dos discos?

O Blu-ray é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, porém, ainda existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para 200 GB, com até oito camadas. Ele não serve apenas para leitura, também é possível realizar gravação permanente e regravação.

O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, no qual o comprimento de onda é 405 nanômetros, permitindo assim, gravar mais informação em um disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores. O DVD, por sua vez, usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros. O raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nanômetros e em conjunto com outras especificações é possível armazenar muito mais dados que um DVD ou um CD.

Os discos Blu-ray, podemos dizer que, tem as mesmas dimensões de um disco de CD ou de DVD, no entanto armazena muito mais informações. O grande motivo para isso está na cor de seu raio, o azul. Nos dispositivos de DVD, o feixe de laser para leitura e gravação, na cor vermelha, tem um comprimento de onda de 650 nanômetros. Nos leitores de CD, essa medida é de 780 nanômetros. No laser azul-violeta, do Blu-ray, o comprimento de onda é de 405 nanômetros. Assim o feixe pode focalizar os pontos de informação do disco com maior precisão, permitindo que eles sejam menores. Como são menores, cabem mais pontos na mídia. Outro diferencial do Blu-ray é o chamado track pitch, em tradução livre, passo da trilha, isto é, o espaço que há entre os pontos de gravação, é de 0,74 mícron no DVD, enquanto que no Blu-ray esse medida é de 0,32 mícron.

As mídias Blu-ray também são constituídas de forma diferente. No CD, a camada de gravação, isto é, onde os dados são fixados, fica debaixo de uma estrutura de policarbonato, um tipo de plástico, de 1,2 mm. No DVD, essa camada fica entre duas estruturas de policarbonato de 0,6 mm cada, ou seja, localizada no meio do disco. A camada de gravação do Blu-ray fica por "cima" de uma estrutura de policarbonato de 1,1 mm.

Essa característica do Blu-ray tem duas vantagens: uma é que o custo de produção desses discos é menor, pois o processo de fabricação exige uma única estrutura de policarbonato. Para tanto, a segunda e principal vantagem está na leitura do disco Blu-ray. A forma do DVD pode fazer a estrutura de policarbonato criar uma situação de refração que divide o feixe do laser em duas partes, podendo dificultar a leitura dos dados. O mesmo não acontece no Blu-ray, pois a camada de dados está mais próxima do laser, sem que o feixe tenha que atravessar uma estrutura de policarbonato.

Qual a diferença entre blu-ray e DVD

A diferença entre o DVD e o Blu-ray aparentemente não é tão grande, como vimos acima, na verdade seu grande diferencial está na sua capacidade de armazenamento e qualidade da imagem. O DVD (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc) foi criado em 1995. Possui capacidade de 8,5 GB, o DVD armazena filmes e shows com até 480 linhas verticais não-entrelaçadas (480p), resolução conhecida como EDTV, formato intermediário entre a resolução padrão (SDTV) e a alta definição (HD).

O DVD possui ranhuras cerca de 500mm, na qual a informação é armazenada de em números binários e a leitura é realizada através de um laser vermelho com ondas de comprimento de 650mm, lendo a mídia em rotação do centro até a extremidade, e de modo que as ranhuras são preenchidas ou não é assim gerado um padrão de difração de luz que é traduzido pelo leitor óptico.

O Blu-ray, por sua vez, é um formato visto com uma nova geração para filmes e shows em alta definição (HD, 720p, ou Full HD, 1080p).Mesmo tendo o mesmo diâmetro do DVD, é capaz de armazenar até 50 GB. Ele utiliza um laser azul com onda de comprimento de 405mm, inferior ao laser vermelho, sendo que desta forma as ranhuras podem ser menores e o disco tem capacidade de armazenagem superior, deste modo, poderá armazenar imagens de alta definição, como as geradas pela TV Digital.

Muitos dizem que o Blu-ray não irá fazer tanto sucesso quanto o DVD, o principal motivo está no fato de que cada vez mais as pessoas terão acesso à filmes e programações via internet com alta resolução, mas, na minha opinião, há lugar ainda para o Blu-ray. O uso absoluto da internet ainda está longe de ser concretizado, e nesse tempo, precisamos aproveitar a ótima tecnologia do Blu-ray.


Leia a seguir: O que é overclock?



Recomendados para você
Ainda restam dúvidas? Pergunte aqui em nosso fórum



Comentários:

TOPO