Muitos irão me perguntar o que é o Lynx, uma ferramenta criada para análise de SEO? Não, geralmente, o pessoal que conhece o Lynx são os usuários mais antigos dos sistemas Unix (Linux, FreeBSD), entre outros.

O Lynx surgiu com o advento da internet, foi um dos primeiros navegadores da internet, porém, ele opera em modo texto, isso mesmo, antes do advento dos navegadores como conhecemos, o acesso a internet se dava no modo texto e depois com o surgimento do Mosaic e depois surgiu o Netscape.


Captura do Lynx no site do Wikipédia

Mas o que isso tem a ver com SEO? Tudo, primeiro porque é um navegador que pode ser instalados nos principais sistemas operacionais existentes no mercado (Windows, Mac e Linux), segundo ele nos fornece informações precisas de como o Google enxerga o nosso site, isso mesmo, acessando o site pelo Lynx, dá uma amostra de como o Google enxerga o site.

Alguns vão me dizer o seguinte: “meu site em Flash nunca vai funcionar nessa ferramenta”. Exatamente, sites em flash não são bem indexados pelo Google por ele se parece com um vídeo e a busca por vídeos ainda não são boas, outro motivo é a Google presa pela navegabilidade e experiência do usuário, logo, sites flash demoram demais para carregar e dispositivos Apple, não suportam flash.

Agora, vamos ver o funcionamento do navegador. Mas antes, temos que realizar a instalação, vá no site http://lynx.isc.org/ e baixe a versão para seu sistema operacional. Depois, acesse o modo texto do seu sistema operacional, vamos acessar o site do Terra, para termos uma noção de como o Google enxerga esse site. Digite lynx www.terra.com.br e pressione Enter. Aguarde um alguns segundo até realizar a conexão e pronto.

Vemos nessa pesquisa que o site está “desnudo”, ou seja, sem aquele monte de distrações, apenas o conteúdo, o que os usuários vem buscar na internet e que de fato, é relevante para o google. Para sair do Lynx, pressione Ctrl + Z.

Existe outros sites que possuem código malicioso e os proprietários não sabem e isso é terrível, pois o site perde ranking. Não vou citar o endereço do site, mas posso dizer que é de um grande evento na área de tecnologia. Vemos aqui que o site parece um vende de remédios da marca Viagra e não de um evento de TI, como podemos ver, esse site, vai atrair outro tipo de público.