Desenvolvido na década passada na Universidade de Stanford por uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, mentor de grandes projetos da Google, Larry Page, o PageRank, é a maneira eficaz que a gigante encontrou para catalogar a relevância de cada página na internet no círculo da empresa. Como numa representação de "DNA" pertence a uma família, neste caso de algoritmos. Entende-se que o PageRank avalia o conceito que a página tem em sua área de atuação através de próprios concorrentes e de outros especializados.

Imaginemos um profissional em manutenção de pc´s que é indicado pela maioria dos fornecedores de computadores, obviamente ele é conceituado e possui forte influência. Logo, entendemos que com a PageRank ocorre o mesmo, quando um grupo de sites e/ou páginas de um determinado segmento criam links para outra página, esta última passa a ser incluída numa escala de zero a 10, bem como através de uma escala logarítmica. Essa pontuação é catalogada na Barra de Ferramentas do Google.

Como Funciona PageRank?

O Sistema Utilizado é simplesmente uma "eleição" onde cada página recebe determinado valor no voto de acordo a segmentação. Uma linha de links internos determinam esse valor e pontuação que segue o modelo logarítmico interligado. Como o modelo de cálculo é matemático, imagina-se que o valor é real e não há variação de uma PageRank, todavia, é mister frisarmos que nem sempre ocorre uma "eleição" por votos justos. Mesmo utilizando o recurso de valorização de página, alguns votos são meramente desproporcionais. Acredita-se que através de uma análise dos números de uma PageRank um site pode tornar-se de grande lucratividade para anúncios, como no caso do adsense. Mas, nem sempre ocorre de tal maneira, haja à vista, que o voto é por página e não por site!

É necessário entender que se um site tem PageRank em alta, diversos votos, ela será de maior relevância para determinada página que receberá o voto. Como já sei que alguns que lêem esse artigo questionarão o fato de frisarmos que nem sempre o PageRank determina lucratividade em anúncios, vou explicar melhor. O Google não faz uma base de cálculo permanente, sempre existem mudanças. Um determinado site considerado dentro de uma numeração boa, como um 5, por exemplo, pode subir ou cair, gradativamente. Esses votos variam de página e indicação, por isso que frisamos não ser sinônimo de voto popular, mas, linkBulding.

Vale à pena ressaltar que na política do google, conquistar uma boa posição no PageRank significa galgar boa posição nas buscas. Isso porque o Google faz certa indexação nas primeiras colocações de buscas. Um link de boa qualidade poderá ser alvo de boa popularidade e causar a indicação de sites e/ou páginas que já possuem alto nível de votos, assim o retorno para uma determinada página será imediata.

Formas de medir

Atualmente existem diversas formas de aferir o PageRank de um site ou página, são diversos sites e blogs que oferecem esse serviço. Mas, através de plugins disponibilizados pelo Google podemos conseguir. Existe uma extensão do FireFox que disponibiliza, mas, o GoogleTolbar pode ser outra alternativa. Através de links como www.marketingdebusca.com.br/pagerank/ você pode fazer uma consulta precisa em 5 segundos. Se você é blogueiro ou proprietário de sites, nossa dica para aumentar o número de votos e consequantemente de acessos populares, basta criar bons links e divulgá-los em sites do segmento que atua sua página.

Para quem ainda não teve a visão empreendedora da importância de uma boa colocação no PageRank, queremos frisar que assim como numa bolsa de valores o que determina o valor de uma ação é a sua busca no mercado, também ocorrerá o mesmo com uma determinada página.