Existem alguns momentos que devemos avaliar qual é de fato a relevância da Qualidade em nossa empresa, saber identificar a importância da Qualidade nos resultados de nossa organização, e isto é claro, deve estar em nossa política da Qualidade, portanto, não devemos imaginar apenas, e sim, concretizar o que de fato podemos fazer para que a Qualidade aconteça na prática, pois unicamente temos que transformar a Qualidade em valores potenciais para o sucesso de nosso trabalho.

Uma empresa sem um Sistema de Gestão da Qualidade com certeza funcionará dia a dia, mas sem esta visão,a mesma poderá estar sempre aos trancos e barrancos, e isso deve ser visto como um problema, pois a dificuldade de uma empresa, não é administrar o problema, e sim, conviver com ele. Um Sistema de Gestão da Qualidade tem como principio ajustar todos os processos e multiplicar seus esforços em organização,porém sempre qualificando pessoas e buscando resultados,permita-se buscar os melhores resultados com a visão de como seria a empresa se o mesmo não fosse feito, e terá com certeza um comparativo interessante. Muitas empresas acabam investindo em certificações como estratégias de mercado e ou para ter um diferencial a mais, portanto na prática, todos os procedimentos são mantidos como tesouro, abaixo de sete chaves, e neste momento vem à pergunta.

Vale a pena o investimento em um certificação?

Esta pergunta já me foi feita inúmeras vezes, e sempre respondo que certificação é um processo de adequação conforme requisitos de uma norma, porém a Qualidade somente acontece quando de fato os resultados estiverem sendo tratados como metas e não apenas como números. Lembre-se de que uma empresa quando estruturada e com pessoal envolvido, certamente a Qualidade acontecerá, porém a não compatibilidade de um SGQ e seus processos, certamente divergências entre correto e duvidoso estarão sempre em pauta. Tudo isso eu comento, com um único propósito, a Qualidade além de necessário para uma empresa é certamente a maior estratégia de mercado, pois a Qualidade além de servir como referência para outros clientes, a mesma deixa pontos positivos em toda a sua área de atuação, mantendo você e sua empresa em destaque em sua rede comercial e profissional.

Qualidade é uma soma de capacidade e competência, junto a esta soma, podemos agregar valores tais como, Gestão, Visão, Fator humano e outros que podem se agregar conforme sua visão, porém, tome cuidado quando você tentar transformar algo sem sucesso, transforme a Qualidade em realidade através da capacitação e da conscientização. Qualidade nunca será um produto comercializado, ela sempre será um ponto de interrogação para profissionais e empresários, pois através desta constante busca por aperfeiçoamento, a Qualidade acontece. Porém com certeza afirmo que a Qualidade é fator predominante em todas as empresas,porém cada empresa tem sua visão e sua forma de auto-avaliação,não use a mesma apenas como exemplo de ganhos, compare e avalie onde a Qualidade deixa de resultar quando não aplicável.

Neste artigo, não estou considerando o custo da não Qualidade, e sim, levando a você o pensamento de que você poderá ser uma agente de transformação em sua empresa, pense nisso ! Pois você é com certeza o mais beneficiado pela Qualidade. Em muitos anos na Qualidade, vivenciei visões e formas de Gestão diferentes, e nunca me deixei enganar, que a Qualidade esta na ação do potencial humano, e não apenas na normalização, vejo a normalização com uma importante ferramenta, porém cada individuo agrega e emprega valores conforme seu potencial, porém lembro sempre, que a Qualidade beneficia a todos, seja cliente,fornecedor, profissional, produtos em uma rede crescente de Qualidade.

Faça você parte da Qualidade e ganhe sempre.