Bom, de inicio tentei colocar um nome objetivo onde envolve-se a Qualidade e a matemática tão presente, para isso é claro, que através de tantos números como indicadores, prazos, nível de satisfação e outros tantos, então pensei, o por que não criar uma ferramenta com esta função, isso mesmo uma ferramenta que me garanta que estes números estão corretos.

Portanto mais uma vez voltei ao famoso Excel, uma forma prática de se desenvolver idéias e claro projetar soluções de simples acesso, pensei em um nome e cheguei na junção de Qualidade e matemática, ou seja, Qualimática, uma planilha automática que fosse possível gerar indicadores comparativos entre diversos números envolvidos no foco da normalização ISO 9001.

Portanto quero utilizar esta ferramenta tendo a meta de criar o direcionamento inteligente de análise critica de números e não somente no foco de não conformidades, ou seja, até quanto um certo número me representa de forma positiva ou negativa em outros setores, para isso adicionei na Qualimática uma formula simples, um termômetro de confiabilidade, onde ele me resulta qual o meu nível de exatidão correta com relação as minhas metas, como exemplo abaixo.

Setor: Compras

Meta: mínimo 200 lotes sem atraso

Indicador me relaciona que no meus últimos seis meses obtive uma média de 80% de exatidão.

Qualimática: Me indica que nos últimos seis meses meus resultados impactaram negativamente em outros demais setores da empresa e quanto em percentual foi este impacto e como eu tenho mapeado as metas de outros setores nesta ferramenta, eu conseguirei ter 100% de exatidão em minha análise critica.

Qualimática na realidade vai unificar todos os indicadores da empresa em uma única ferramenta e realizar comparativos de metas, tendo como propósito o envolvimento de um BI (Business Intelligence) que nada mais é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

Bom este artigo é a apresentação desta ferramenta, no momento a mesma esta em teste em duas empresas parceiras, e os resultados finais serão apresentados aqui no próximo artigo.

Para isso estou no momento adequando mais algumas opções de comparativos , portanto nesta ferramenta o papel de do RD será igual ao BI , alguém deve ser o monitor do programa de BI para assegurar que os objetivos estão ocorrendo. Ajustes no programa podem ser necessários. O programa deve ser testado pela eficácia, rentabilidade e validade.

Deixe seu comentário que em breve estarei enviando sem sorteio para seu e-mail esta mais nova ferramenta para você implementar e desenvolver a Qualidade de forma objetiva através da inteligência da matemática na Qualidade.