Avalie a sua intranet. Use este texto e compare com os dados que sua intranet possui para ter uma correta avaliação dos benefícios que ela lhe traz, e se ela está adequada ao uso.

Ela é eficiente e atinge plenamente seus objetivos?
A Intranet de uma empresa deve permitir que a informação circule de maneira rápida e permeie todos os níveis organizacionais, que a companhia ofereça serviços a seus funcionários e que estes obtenham dados de maneira rápida.

A sua Intranet possui login automático? A sua Intranet reconhece o usuário e entrega conteúdo específico para cada colaborador?
A Intranet deve ser uma ferramenta de trabalho e portanto deve ter um acesso simples, rápido e seguro, que permita a publicação de documentos e formulários conforme o perfil de acesso de cada usuário. O login automático pelo login de rede, permite que a Intranet reconheça um usuário e seus perfis de acesso, sem que este tenha que digitar sua senha.

Você consegue fazer buscas que localizam textos dentro de documentos do Office e PDFs publicados na Intranet?
A quantidade de documentos que cada colaborador precisa lidar no seu dia-a-dia é cada vez maior, logo o sistema de busca da Intranet Corporativa deve possibilitar a localização de palavras dentro de documentos, facilitando a distribuição de informação e conhecimento dentro da empresa.

As tarefas simples, mas que tomam tempo, como a reserva de sala de reunião, formulários de reembolso etc., são automatizadas?
A automatização de tarefas que não agregam valor, mas são de uso freqüente e acabam consumindo tempo na sua realização, permite que os funcionários se concentrem em suas atividades principais.

Um colaborador pode personalizar a sua página inicial da Intranet?
É uma tendência que a Intranet permita que cada colaborador defina o que precisa ou gostaria de ver na sua página inicial. Desta forma a Intranet se adaptada a cada funcionário, permitindo que ele construa um console único com as informações que ele mais precisa todas reunidas em um só lugar.

É possível criar campanhas e pesquisas com apenas alguns cliques?
Uma Intranet eficiente permite que a área responsável pelo marketing interno (endomarketing) crie, ela mesma, e gerencie suas campanhas.
É possível inserir, alterar e excluir notícias e comunicados com todas as facilidades de um editor de mercado?

O auto-serviço permite rapidez no fluxo de informações; dessa maneira, existe a certeza de que os dados acessados são os mais atuais.

Você consegue publicar campanhas (conteúdo e visual) para os diferentes públicos internos de maneira rápida e fácil?
Uma empresa possui diversos tipos de funcionários e é importante saber que está falando a linguagem de cada um deles em cada campanha, para que a comunicação cumpra sua função primordial.

Ela permite a mudança de visual (templates) de maneira fácil e rápida?
Uma Intranet eficiente possibilita que o visual (layout) seja modificado facilmente, para adequar-se ao momento da empresa e a campanhas de comunicação internas vigentes, alinhando a comunicação também neste canal.

Você consegue agendar a publicação de campanhas e informações?
É muito comum uma campanha ter início e fim, desta forma a Intranet deve permitir que sejam agendadas as publicações e expirações de campanhas e conteúdos.

Fonte: MMCafe