Os microblogging (uma versão diminuta dos blogs que a gente conhece faz algum tempo) esse mercado, que surgiu por volta entre 2005 e 2006, a onda dos microblogging veio para ficar, pois para os profissionais da tecnologia, ficar fora dele seria suicídio, principalmente os profissionais de SEO, que utilizam esse tipo de ferramenta, para alavancar ganhos de visibilidade aos seus sites ou para profissionais da área técnica, que filtram as notícias e se atualizam através dessas ferramentas

O principal microblogging do mercado é o Twitter, ele detém a maior parte dos usuários cadastrados desse tipo de ferramenta. Mas para aqueles que desejam ter uma alternativa, assim como usuários Linux e Mac, que não gostam do Windows, que não querem ser como a maioria ou pretendem atender um nicho específico de mercado, segue abaixo, a listas dos “concorrentes” do Twitter:

Identi.ca



Identi.ca: Esse microblogging, é preferencialmente usado pelos usuários de Software Livre (Linux, LibreOffice, Mozilla, entre outros). Ele se integra com outros serviços como os comunicadores instantâneos Gtalk e Jabber e seus concorrentes Facebook e Twitter, posso postar no Identi.ca e automaticamente alimenta as outras redes, bem útil.


Google Buzz



Google Buzz: Esse microblogging faz parte do grupo de ferramentas do Google e quem tem conta no Gmail, já vem automaticamente e precisa apenas habilitá-lo, está caindo no gosto popular, pois posso acompanhar e-mails, gtlak e buzz numa única janela, facilitando a vida dos usuários. Vários sites e blogs já estão adotando a ferramenta, para indicar seus artigos.


TumBlr



TumBlr: Este serviço de microblogging tem uma vocação diferente, ele trabalha com multimídia (fotos, músicas, vídeos) e pode ser integrado ao twitter, no meu entender, seria uma ferramenta complementar ao Twitter e não um concorrente propriamente dito.


Jaiku



Jaiku: Outra ferramenta do Google, essa se parece mais com o Twitter, ao contrário dos outros sites do google, nesse, temos que criar uma conta separada e não se integra com as demais ferramentas da empresa. Esse projeto foi adquirido pela Google em 2007, que foi comprado de um empresa finlandesa. Ele “meio” que foi esquecido pela empresa. Detém poucos usuários.


Existem outras tantas ferramentas de microblogging na praça, achei um site que realiza uma comparação entre os principais microblogging existentes no mercado, ele está em inglês, mas é de fácil entendimento, acesse http://goo.gl/yeQAW

Para terminar, será que não vai surgir um serviço de microblogging que venha substituir o Twitter? Bem, no ramo de tecnologia, sempre que uma empresa estava dominando certo segmento, vem um concorrente, geralmente, jovens trabalhando numa garagem e conseguem trabalhar em seu mercado. Existem alguns analistas que afirmam que os microblogging durarão no máximo mais 2 anos. Aguardem cenas do próximo capítulo.