Fala galera, como estão todos vocês? Abaixo segue um artigo onde irei tratar sobre um dilema das agencias de médio a pequeno porte onde o GP além de cuidar do projeto também controla a pauta dos recursos envolvidos.
Preparei algumas dicas que considero muito úteis para o controle de recursos e projeto.

Vamos lá então:
No meu modo de ver Gerenciar Projetos não é somente ter um entendimento perfeito do escopo do projeto, é também manter sua equipe motivada e em total sintonia com o trabalho em questão. A tarefa de manter a equipe 100% focada e em sintonia como referi acima é do Gerente de Projeto. Cabe a ele se fazer presente e mostrar seu envolvimento com a aquele trabalho.

Abaixo algumas dicas para que este trabalho corra com naturalidade:


  1. O gerente deve entender 100% do trabalho a ser realizado
  2. Montar a equipe do projeto
  3. Criar lista de entregáveis com datas por recurso
  4. Fazer uma reunião com toda equipe do projeto
  5. Informar a data conclusão do projeto (normalmente com uma margem para evitar surpresas)
  6. Criar desafios que encurtam o tempo de execução do projeto.
  7. Estar sempre presente para quaisquer duvidas que possam surgir no decorrer do trabalho.
  8. Solicitar feedback diário para não perder o controle do projeto
  9. Elaborar bateria de teste
  10. Criar Listagem de ajustes e repassa-las para os respectivos núcleos
  11. Publicar
  12. Homologar com cliente

Obs. No item 8 o ideal é que a pessoa responsável pelos testes não seja a mesma que fez analise ou programou o sistema.

As dicas acima nada mais são do que uma adaptação para o meu dia a dia, espero que seja útil para alguém e gostaria muito de discuti-las com vocês. Estou aberto a criticas e sugestões para estar sempre evoluindo.

Grande abraço a todos.