O que é liderança?

311 5 comentário(s) Daniela P. Maimone Riego (@dani_publica)

Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidades ímpares. Veja a definição e características de liderança. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.

Há muitos equívocos sobre ser líder e o que é liderança. Compreenda quais são e aprenda a virar o jogo. Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidades ímpares. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.

Em todos os grupos existem uma, ou eventualmente um pequeno grupo de pessoas, que se destacam por seu conhecimento e habilidades técnicas. Essas pessoas, possuidoras de uma capacidade analítica desenvolvida, em geral, adquiriram “know how” através de dedicação e perseverança, de um grande número de cursos que tenha frequentado, ou ambos. Muitas delas acumulam títulos universitários e uma ou mais pós-graduações.

Mas a grande questão a ser discutida aqui é: Por que você foi bem sucedido em alcançar alguns de seus objetivos, mas outros não? Se você não tem certeza, então está longe de estar sozinho nessa confusão. Vamos lá:

1 - Liderança é uma leitura nas entrelinhas

Enquanto outros apenas passam as páginas. Quando você for definir a si mesmo um objetivo, seja o mais específico possível. Sabendo exatamente o que você quer alcançar o manterá motivado até chegar lá. Além disso, pense sobre as ações que precisam ser tomadas para alcançar seu objetivo. Não basta que você prometa: "trabalharei mais" ou "trabalharei menos", isso é demasiadamente vago - seja claro e preciso. Será que você realmente não tem tempo para trabalhar fora hoje? Sem chance para retornar aquele telefonema? Lembre-se de agarrar oportunidades antes que elas deslizem por entre os dedos. Estudos mostram que esse tipo de planejamento ajuda o cérebro detectar e aproveitar a oportunidade quando ela surge, aumentando assim chances reais de sucesso em cerca de 300%.

2 - Liderar é saber passar a bola

Fazer o trabalho de outras pessoas é mais que estafante, é perda de tempo; pois além de você virar o protagonizador, não terá gente qualificada trabalhando ao seu lado por muito tempo. 

3 - Liderança é fazer o tempo quando não há tempo

Aproveite todo e qualquer momento para aprender.Saber aproveitar o tempo é mais que um diferencial, é se tornar indispensável em situações de crises. Se você estiver empenhado em fazer de seu tempo minutos preciosos, tenha certeza que seu passaporte para permanecer de vez em uma sala de reunião estará garantido.

4 - Liderança é uma questão de equilíbrio

Preparação é tudo, não abuse da sorte.As pessoas bem sucedidas sabem que não podem alcançar um objetivo mais difícil do que ele já é. Não assuma duas tarefas ao mesmo tempo se você não puder cumpri-las.

5 - Liderança é reconhecer que o conflito pode ser criativo

Não se preocupe demais com suas ideias roubadas. Compartilhe-as para testar o seu mérito. Se você não assumir o risco, nunca saberá. Nada acontece se você não enxerga o conflito como um degrau para explorar a criatividade.

6 - Liderança só é validada por outros.

Em primeiro lugar, um líder não entra em pânico. Mesmo tendo um início de semana ruim, não existe desculpa para perder o controle. Seu personagem tem que ser o mesmo se você estiver ganhando ou perdendo, lembre-se: somos o que nos apresentamos. Você não precisa se tornar uma pessoa diferente para se tornar mais um sucesso. Nunca é o que você está, mas o que você faz que conta.

7 - Liderança é saber que até os heróis são humanos

Você não pode mudar as mentes das pessoas pelo intelecto, é preciso encontrar algo que atinja seus corações. Se você puder encontrar uma história, se puder fazê-las pensar e não ficar na defensiva, mudanças significativas ocorrerão.

8 - Liderança é acreditar nos outros, tanto como em você

Seja um otimista reailsta. Quando você está definindo uma meta, procure se envolver em todos os meios de pensamento positivo sobre a probabilidade de acerto. Acreditar na sua capacidade para vencer é extremamente útil para criar e sustentar sua motivação. Não subestime o quão difícil será chegar a seu objetivo. Liderar requer tempo, planejamento, esforço e persistência. Estudos provam que quanto mais nos envolvemos e interagimos com nossos colegas mais as portas de abrem, tornando-o excencial para qualquer atividade.

9 - liderança é a apaixonada busca de propósitos

Liderar é ser mais inspiração e menos transpiração, ou seja: A emoção tem que estar livre do processo de análise, ela é excelente como inspiração, mas não é um elo facilitador para concretização. Ter um propósito implica construir e diferenciar desejos de ideais.

10 - Liderança é capacitar outras pessoas ao seu lado

É preciso dar liberdade criativa aos seus funcionários e ainda estar disponível para os aconselhar; e mais: estique as atribuições, pois isso não só o desenvolverá como profissional, mas o capacitará a auxilia-los quando você não estiver presente.

Mas acima de tudo: Manifestar interesse no desempenho dos trabalhadores e bem-estar gerará não apenas colegas de trabalho, mas parceiros de sucesso. Ficam a dicas e um pedido que você reconheça seus funcionários como pessoas, pois liderar é mais que atribuir e comandar é saber onde e quando. No entanto, é a execução, que é tão difícil. Boa sorte.

Veja abaixo mais dicas de liderança:

  1. Transparência é fundamental - Liderar sem medo de errar, os líderes também erram e mais, os liderados não querem alguém perfeito, mas sim, um indivíduo que possa lidar com problemas e achar alternativas para mudar a situação.
  2. Valorizar as opiniões - Aceitar opiniões de outras pessoas é fundamental, sempre há algo que possa ser aproveitado.
  3. Nunca desistir - Mesmo nos momentos mais complicados é preciso não perder a motivação e mostrar que é possível dar a volta por cima.
  4. Equipe fortalecida - Ter uma boa relação com todos é fundamental, independente de nível hierárquico.
  5. Saber escolher a equipe é fundamental - Ter um grupo confiável e eficaz é o sonho de qualquer líder. Para tanto, é necessário fazer as escolhas certas. Opte por pessoas que possam contribuir, e não atrapalhar um determinado trabalho.
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