O ambiente de negócios está em constante mudança, se tornando cada vez mais complexo e dinâmico, assim ficando cada vez mais dependente de informações e de infra-estrutura que permita gerenciar essas informações. O surgimento de novas tecnologias está gerando grandes transformações na nossa rotina de forma rápida, com conseqüências no mundo empresarial, o que preocupam diariamente empresários e executivos de empresas, pois quem não se adequar às mudanças, está fora do mercado de negócios dos próximos anos.

A tecnologia que transforma elimina distâncias e está determinando um novo perfil de produtos e serviços, onde essa tecnologia traz para as empresas a capacidade de melhorar a qualidade e o acesso às informações importantes para o negócio. Os sistemas de informações mais recentes permitem que empresas melhorem seus procedimentos internos e dos serviços prestados aos clientes. As pessoas envolvidas não precisam saber gerar informação, pois as tecnologias fazem isso, as pessoas precisam, é saber usar essas informações geradas da melhor forma em seu tipo de negócio.

A tecnologia da informação não deve ser vista apenas como um fator estrutural, considerado apenas mais um setor da empresa, deve ser considerado cada vez mais um fator chave para criar soluções que gerem resultados comerciais focando o negócio. As pessoas envolvidas nesse setor devem saber gerar valor gerando disponibilidade dos seus recursos de forma que toda empresa seja beneficiada.

Integrar os processos de negócio com toda a tecnologia existente exige um esforço contínuo dos gestores e profissionais responsáveis pela organização. Só poderá ser tirado o máximo de desempenho de tecnologias e aliar aos procedimentos quando a importância dessa integração estiver clara para todos envolvidos.

É importante saber que digitalizar antigos processos que são realizados na empresa, é preciso ser detalhadamente planejado e desenvolvido de forma que os gestores consigam acessar essas informações de forma rápida e segura. A disponibilidade de informações é uma das partes mais importantes de utilizar recursos de tecnologia da informação para negócios, buscando um aumento continuado de resultados otimizados e inovadores que estejam à frente dos concorrentes. Essas informações são o maior patrimônio de uma organização, com isso, precisam ser utilizadas de forma que aumente a competitividade no mercado.

O desafio é ultrapassar a cultura que a empresa possui, e aderir novos modelos de gestão, integrando práticas e ferramentas tecnológicas, unir as áreas em torno de um único objetivo, a tecnologia deve participar ativamente, fazendo com que os recursos trabalhem para o negócio, atraindo novos clientes, agregando valor aos serviços prestados e mantendo qualidade impecável.

O gestor de Tecnologia da Informação deve estar consciente da forte concorrência empresarial no mercado de hoje, causada pela globalização, onde obrigou várias empresas a se moldarem de acordo com as mudanças constantes do dia-a-dia. Essas empresas tendo que ter a tomada de decisões cada vez mais rápida, podem aliar a tecnologia da informação com suas estratégias de negócio tornando recursos valiosos. Gestores de TI devem alinhar com os objetivos do negócio, para um melhor resultado.

Cada tipo de empresa deve adequar a gestão de tecnologia de acordo com as suas necessidades específicas, com o enorme avanço tecnológico é possível gerenciar grandes volumes de informações, assim criando um perfil novo de produtos e de serviços prestados no ramo onde atuam. Empresas que conseguirem tirar o melhor desempenho de seus recursos terão muito mais chances de permanecer competitivas.