Para poder gerenciar o escopo de um projeto, é considerado pré-requisito ter entendimento total do que realmente significa este termo.

Se procurarmos na internet por este assunto, certamente encontraremos as mais variadas definições, porém, de nada adianta a teoria com belas palavras se não as colocarmos em pratica.

Sendo assim, escopo pode ser definido como garantir que o projeto contemple somente o trabalho necessário para atingir os seus objetivos (abrangência do projeto).

Quando recebemos um projeto, a primeira ação a fazer é listar todas as tarefas que devem ser executadas, desta forma é possível mensurar com maior exatidão o tamanho do mesmo, e quantos recursos serão envolvidos para conclusão deste.

Dicas de definição de escopo: (baseado em um projeto web)


  1. Questionar quem repassa a demanda para o Gerente sobre possíveis “problemas” que o projeto possa ter (em agências web, normalmente, esta tarefa é do gerente de contas);
  2. Fazer a decupagem do projeto;
  3. Gerar um documento final para ser apresentado para os recursos envolvidos;
  4. Revisar com atenção o documento criado, verificando se todos os itens descritos na proposta estão no documento final.


Resumindo o que foi descrito, é possível verificar que a criação de um documento paralelo seja a melhor forma de entender e repassar a demanda para os recursos. Também, pode-se perceber que no momento que o Gerente está fazendo um detalhamento do projeto, (criando um documento de escopo) está automaticamente estudando o mesmo.

No próximo artigo, irei tratar dos problemas que temos com alguns clientes quando os mesmos fogem do escopo aprovado. Darei algumas dicas e citarei alguns casos onde me deparei com esta situação.

Espero que o artigo acima seja útil e estou aberto a troca de ideias.

Grande abraço