Você já parou para pensar o quanto o seu cliente espera de você? pois bem, uma relação comercial nem sempre é bem sucedida quando a mesma se resume apenas no atendimento de balcão, ou seja, atender apenas para vender, o que de fato determina a qualidade de um atendimento de vendas é a importância que sua empresa dá ao cliente no trabalho de pós venda.

Falando deste assunto, existem inúmeras metodologias para possamos realçar o nosso tão sonhado crescimento no alcance de metas relacionadas a vendas, imagine-se apresentando um produto como solução para seu novo cliente, e após esta espetacular demonstração o cliente adere a sua idéia de solução e realiza o ato de compra.

Apresentação de produto e serviço


Uma apresentação de produto ou serviço deve sempre sair do papel, faça com que o cliente de fato conheça o produto em sua forma física, abordando o conteúdo técnico que o mesmo comporta e claro demonstre as soluções que este produto e serviço é capaz de oferecer, porém faça isso de uma forma didática e de fato existem inúmeras formas de o fazer, são elas.
  • Site com demonstrações de produtos, contendo ficha técnica com imagens;
  • Catalogo de produtos deve sempre ser objetivo na apresentação do produto, sem muita poluição visual, ou seja, determine em seu catalogo os potencias deste produto.
  • E-mail marketing é hoje um recurso muito utilizado na era digital, porém somente o faça quando solicitado, pois nem sempre o cliente gosta de sua caixa de entrada cheia de propagandas, lembre-se de aprimorar este método com imagens objetivas e texto de curta leitura.
  • Mala direta sempre foram utilizadas, porem com os recursos digitais acabaram ficando um tanto quanto inviável devido ao custo e demora no retorno, pense nela como um atendimento exclusivo a clientes ativos.
  • Teste drive é apresentar o produto ou serviço por meios físicos tais como testes e demonstrações servem para gerar a confiança do cliente, pense que você na busca por um veiculo, sempre terá a proposta de avaliação sobre o visual e a sua eficiência, porém quando encontrar certamente o atendimento destes parâmetros a sua intenção de compra será maior.


Pós venda


Vender e conquistar a opinião do cliente é sempre bom, porém perder o mesmo deixa qualquer um chateado, faça uso de uma pesquisa de satisfação, demonstre a sua preocupação com o retorno da compra, busque manter a relação comercial através de uma pesquisa e quando negativo aplique ações que de fato solucione as reclamações e dúvidas, lembrando que uma solução deixa de ser solução quando o cliente questiona seu investimento.

Itens a ser considerado em um pós venda



- Prazo de entrega foi atendido?
Existem pesquisas de núcleos comerciais e de desenvolvimento , onde o item mais critico é sempre o atraso na entrega do produto, pois grande parte dos consumidores idealizam a entrega dentro de sua visão, e nunca além desta necessidade, ou seja, prazo de entrega deve ser atendido como item de grande importância e nunca como um comportamento normal de venda, pense que o cliente é consumidor hoje e amanha.

- Qualidade do produto atende suas expectativas?
Avaliar a Qualidade de um produto ou serviço dentro do prazo de garantia ajuda não somente o cliente e sim a você e sua empresa também, utilize estes parâmetros de coleta para a melhoria do desempenhe, transforme estes dados em indicadores com metas e por fim crie planos de ações com prazos para retorno ao cliente.

- Meu preço é mais alto comparado com o que?
Muitos clientes acabam se deparando com a situação de que esta pagando caro por um produto ou serviço apenas após a venda, demonstre ao cliente o por que do valor pago, considerando benefícios tais como prazo de entrega, rentabilidade do produto, atendimento de emergência, eficiência do produto e outros.

Uma venda de Qualidade não é apenas aquela ao qual o cliente comprou e não reclamou ou não retorno, pense que o não retorno do cliente é péssimo, pois a melhor venda é aquele ao qual o cliente faz de seu produto uma indicação ou uma doce lembrança.

Na soma deste pensamento a soma de Vendas Qualidade é sempre complicado, porém temos ferramentas para transformar esta ação em uma grande oportunidade de novos negócios.

Vender é estar ao lado do cliente nas seguintes etapas.

||||||| Compra
||||||||||| Pós vendas
|||||||||||||||||| Pesquisa de satisfação

Faça vendas como foco em oportunidades permanentes, seja a referência e não apenas o vendedor.

Boa sorte e sucesso !!!