Um dos lugares que dou aula e que mais gosto é a E-commerce School, onde dou aula de Planejamento Estratégico Digital para o curso de Formação de Gerentes de E-commerce. Curso que eu além de dar aula já fui aluno e recomendo.

Em uma das aulas surgiu uma discussão muito legal e que me inspirou escrever esse artigo. Mas por que é tão importante planejamento para um e-commerce? Uma pessoa questionou isso não por questionar o planejamento em si, mas porque ouviu isso do seu chefe e não soube responder. Talvez a minha resposta nem tenha sido a melhor, entretanto, o legal foi a discussão que gerou na aula que estou passando aqui.


Fato consumado: Planejamento é parte fundamental para um E-commerce. Algumas empresas colocam o e-commerce no ar e depois pensa no planejamento. O que acontece é a empresa abrir as portas para o público sem saber quem são. Equivale a você abrir as portas da sua casa para estranhos. Claro que no começo da loja, quem vai entrar é um estranho, mas o planejamento ajuda a entender pelo menos o que esse estranho gosta e quer na loja. No futuro esse estranho vira seu amigo. Relacionamento é importante.

Planejamento entende pessoas! Isso é o diferencial do profissional de planejamento de comunicação para o de marketing. Entender a fundo o comportamento das pessoas é o que faz a diferença na hora de se comunicar com elas. É preciso ir além do perfil básico: Sexo, idade, classe social. Planners entendem pessoas!

Essas empresas que colocam o site no ar e depois correm atrás do planejamento já começaram erradas, mas é um erro reversível, desde que se tenha a cabeça aberta a mudanças de rumo. Planejamento é responsável pelas mudanças no rumo das marcas. É possível colocar o site no ar e ir mudando aos poucos ou mesmo mudar tudo da “noite para o dia”. Internet permite isso, permite o teste, permite saber em tempo real o que dá ou não certo. Analisar a performance do site é trabalho do planejamento.

Analisar a concorrência é fundamental. Esse é um passo importante que o planejamento faz antes, durante e depois – principalmente depois – que o site está no ar. Se tratando de varejo então, todo o dia é dia de novidade, as marcas fazem diversas promoções, ações no site, divulgam produtos. Analisar a concorrência não é apenas para ver o que estão fazendo no site, mas o estilo da comunicação, que produtos mais ofertam, traçar uma curva de tendências e até tentar estimar quais produtos serão ofertados. É ir além do “site da concorrência é bonito mas confuso”. Aprofundar a análise

Não adianta o site estar no ar se ninguém o conhece. Vendas não caem do céu. Quando se vê faturamentos de uma B2W, Nova.com, Magazine Luiza, Maquina de Vendas entende-se o porque investem tanto em mídia on e offline. Buscam o consumidor onde ele está. Isso é conceito de presença digital e atribuição do planejamento pesquisar e encontrar o consumidor onde ele está. Trabalho feito lado a lado com a equipe de mídia que entende quais os veículos são os melhores para se investir.

Se o seu e-commerce ainda não foi para o ar, planeje, estude, analise o mercado, concorrência e principalmente entenda o seu consumidor. Se já está, faça a mesma coisa, mas tenha a mente aberta para se preciso, refazer o site.