Já faz algum tempo que as empresas, seja de grande ou pequeno porte, não utilizam mais tanto as cartas, fax e até mesmo o telefone para divulgar os seus produtos ou mesmo realizar qualquer outro tipo de comunicação entre vendedor e consumidor. Com a inserção da internet em praticamente todas as empresas, o meio de comunicação mais usado acaba sendo o e-mail. Os benefícios da correspondência on-line não é novidade para ninguém, dentre elas, as principais, rapidez e baixo custo.

Deste modo, com a modernização da internet e seus afincos, o modo de vender também está sendo diferenciado, além da troca de e-mail para informações, pedidos de compras e outras funções, a grande inovação também é a venda, com o chamado "E-mail marketing".

O e-mail marketing visa manter um contato com o cliente com a finalidade de oferecer seus produtos para possíveis vendas. Assim, diferentemente das clássicas malas diretas, ele não tem assiduidade no envio dos e-mails, como também, não é enviado para milhares de destinatários sem a permissão adequada.

Dicas para obter resultado com o e-mail marketing:

  • Primeiramente é necessário respeito por parte dos anunciantes. Envie e-mail somente às pessoas que autorizaram o recebimento. Preferencialmente, após o cadastro do futuro cliente em algum serviço, mande um e-mail solicitando a resposta se esta pessoa realmente quer receber os e-mails;
  • Em meio a tantos e-mails, spams, avisos de redes sociais, é praticamente certo que as pessoas acabam deletando um e-mail importante, por exemplo, um e-mail marketing, deste modo, é necessário que o assunto seja expressivo, que chame atenção;
  • Após um número de e-mails enviados aos clientes, faça um levantamento quais links tiveram mais acessos, que tipo de respostas ele está interessado. A partir disso, elabore um e-mail marketing a partir de seus interesses. Também é interessante avaliar para que sexo e idade está sendo enviado os e-mails. Quanto mais personalizado, melhor será a resposta. Não esqueça de dirigir-se ao cliente sempre pelo seu nome;
  • Crie um material criativo, com nomes que chamam a atenção, palavras com letras maiores ou coloridas. Somente preste atenção no seu público, faça um diferencial para o público masculino e feminino;
  • Escolha um horário mais adequado para o envio de e-mails. Se for para pessoas que possivelmente irão abrir a caixa à noite, de preferência para enviar sempre à tardinha. Caso seja para e-mails empresariais, nunca envie no final de semana ou mesmo na segunda-feira. Certamente a caixa de e-mail deverá estar cheia de spams devido ao final de semana;
  • Crie campanhas interessantes como indicar mais amigos para adquirir descontos, ofertas exclusivas para um número limitado de clientes, promoção para recém cadastrados,etc;
  • Aproveite sempre as datas comemorativas, como aniversários, Natal, Páscoa, Dia dos namorados, entre outras.
  • Realizar sempre um acompanhamento dos números do e-mail marketing, como por exemplo, quantas pessoas realizaram o cadastro para receber informações, quantos e-mail são enviados, quantas pessoas realizaram alguma compra, etc.

J. P. Resende resumiu muito bem em um post as dicas para melhor afunilamento de um e-mail marketing. Acompanhe as etapas:

Com o crescente número de pessoas conectadas a Web, um e-mail marketing é essencial para propagar a sua marca, empresa, enfim, o queira ser vendido ou apresentado aos seus clientes. A internet se transformou em um palco de diversos acontecimentos, sejam eles sociais, de pesquisa ou mesmo vendas.

Então, precisamos fazer uso de todas as oportunidades que ela nos apresenta. Desta forma, o e-mail marketing como estratégia de venda é uma excelente alternativa, não deixe de seguir as dicas acima. Lembre-se apenas que, para o sucesso acontecer, é necessário que o vendedor cumpra com a sua propaganda, assim, com certeza, a garantia de um bom retorno.

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