Michel Lent Schwartzman é formado em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Telecomunicações Interativas pela New York University. Um dos primeiros brasileiros a trabalhar com internet fundou a agência digital 10 Minutos em 1996. Foi diretor de criação da DM9DDB e desde 2009 é o Gerente Geral e VP de Criação da OgilvyInteractive Brasil.

Um dos primeiros brasileiros a trabalhar com internet, Michel começou sua carreira em 94 em Nova York, na Agency.com e em seguida, na MVBMS EURO/RSCG, desenvolvendo projetos para International Paper, American Express, Volvo e Philips. Voltou para o Brasil em 96 para dirigir a criação da Medialab (atual Neoris Brasil).

Em 97, com mais dois sócios, montou a 10′Minutos com a qual criou sites para personalidades como Ivan Lins, Ronaldinho e Romário, além de atender empresas como IBM, BMG e Petrobrás e O Globo. No ano de 1998 juntou-se à Bowne para abrir a sua divisão Internet Solutions no Brasil, com a qual desenvolveu trabalhos para Globosat, GNT, Telecine, Rede Globo, UAP Seguros, Global One entre outros. Em 1999 compôs o board executivo da Globo.com na estruturação e lançamento do seu portal.

A entrevista: Design Gráfico

OFICINA - Com o que você mais se identifica no seu trabalho?
Michel - Com a diversidade de temas. Hoje estou falando de sabonete, amanhã de carro e depois de futebol. Cada reunião é um novo mundo.

OFICINA - Se fosse outro designer, qual gostaria de ser?
Michel - Eu há muito deixei de me dedicar ao design e passei a trabalhar com o mundo da tecnologia e da publicidade. Minhas referências andam nesta esfera. Mas se fosse para ser outra coisa, eu gostaria de ser diretor de cinema. Ficaria feliz em trocar uma semana da minha vida com a do Steven Spielberg.

OFICINA - Você acredita em inspiração e no "branco" na hora da criação? Acontece com você?
Michel - Sim. Acredito total. Principalmente quando o assunto é criação publicitária. O processo é quase mágico.

OFICINA - Quais são suas principais fontes de inspiração para seu trabalho?
Michel - Todo e qualquer tipo de mídia. Do impresso ao interativo.

OFICINA - O que você prevê para a comunicação digital aqui no Brasil nos próximos anos?
Michel - Se tornar cada vez mais banal e parte do dia-a-dia das pessoas. O que é ótimo.

OFICINA - Qual foi sua ideia inicial do blog? Esperava alcançar sucesso com ele, ou iniciou mesmo por hobby?
Michel - Eu mandava emails para amigos com coisas que tinha visto e achado interessante. Eu dizia 'Viu isso?'. Um dia me ocorreu guardar estas coisas para futura referência, minha mesmo. Fui pesquisar e o endereço viuisso.com.br estava disponível. Daí surgiu o blog, há 6 anos.

OFICINA - Tem novidades futuras para os visitantes do blog?
Michel - A promessa da continuar atualizando sempre que possível. :)