Como criar uma apresentação e publicar ela na web

14 Comente abaixo Rafaela Pozzebon (@RafaelaPozzebon)

Quando falamos em apresentação o que vem em mente primeiramente é realizar uma apresentação em PowerPoint. Trata-se de uma ferramenta muito popular e utilizada em vários segmentos, como nos negócios, educação ou simplesmente uma apresentação informal. Porém há também outras ferramentas para realizar uma boa apresentação e também compartilhar no mundo virtual.

Quando falamos em apresentação o que vem em mente primeiramente é realizar uma apresentação em PowerPoint. Trata-se de uma ferramenta muito popular e utilizada em vários segmentos, como nos negócios, educação ou simplesmente uma apresentação informal. Porém há também outras ferramentas para realizar uma boa apresentação e também compartilhar no mundo virtual.

A seguir, serão expostas dicas para elaboração de uma apresentação, como publicar a sua apresentação e por último e sites que você compartilhar apresentações em diversos formatos.

Abaixo algumas dicas para elaborar uma boa apresentação:


  1. Não fazer uma apresentação muito longa, utilize apenas o número necessário de slides;
  2. Escolha uma fonte adequada a seu propósito, se for para ser vista a uma certa distância, utilize letras bem compreensíveis e tamanho correto;
  3. Mantenha um texto simples, utilize apenas tópicos ou mensagens curtas;
  4. Use sempre uma arte que ajude a transmitir a mensagem;
  5. Utilize planos de fundo sutis, não deixe que o fundo roube a atenção de sua mensagem;
  6. Explore os contrastes entre fundo e cor de texto;
  7. Para finalizar e conquistar o respeito de todos, verifique sempre a ortografia antes de apresentar ou publicar qualquer apresentação.


Após elaborada a apresentação há quem necessite ou apenas goste de exibi-la em algum lugar da web, principalmente em tempos modernos em que a grande maioria das pessoas estão conectadas à internet.
Para tanto, fazer a apresentação requer alguns cuidados, abaixo encontramos algumas dicas de como proceder para publicar o conteúdo na web.

1)Escolha o formato:
Primeiramente clique no Botão Office e selecione Salvar Como e Outros Formatos na seqüência. Existem dois tipos de arquivo que podem ser selecionados. Quem escolher Página da Web (*.mht; *.mhtml) vai obter um único arquivo com tudo o que é preciso para que a apresentação seja exibida no browser. Quando é escolhido Página da Web (*.htm: *.html) é produzido um arquivo HTML e uma pasta contendo imagens, efeitos e outros elementos. Apesar de inconveniente, essa opção é a mais indicada para quem quer garantir que internautas com qualquer navegador possam ver seu trabalho. Dê um novo nome para o arquivo ou mantenha o atual e clique em Salvar. O PowerPoint usa o título do primeiro slide como o da página (aquele que aparece na barra correspondente do browser). Para mudá-lo, clique em Alterar e digite o novo nome.

2) Completar ou não?
Na caixa de diálogo Publicar Como Página da Web é possível fazer algumas escolhas. Por padrão, o programa salva a apresentação completa e o faz em um formato suportado pelo IE 4.0 ou posterior. Também por definição exibe anotações do orador. Você pode, no entanto, estabelecer quais slides serão apresentados — marque Número do Slide e indique o slide inicial e o final. Altere a configuração do suporte ao navegador. Marque a opção Abrir Página da Web no Navegador para que o browser abra a página tão logo ela seja publicada.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_1.jpg


3)Opções
Clique no botão Opções da Web para determinar como a página da web será exibida. É a hora de decidir, por exemplo, se as animações serão mostradas, se haverá controles de navegações no slide, qual é a resolução do monitor de destino etc. Percorra as guias Geral, Navegadores, Arquivos, Imagens, Codificação e Fontes para ver se aceita as configurações predefinidas ou se quer fazer outras escolhas. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Opções da Web e em Publicar. Depois disso, é só fazer o upload para o servidor de seu provedor de hospedagem.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_2.jpg


Para quem deseja compartilhar apresentações na web, segue abaixo uma listagem dos mais conhecidos sites para compartilhar sua apresentação:

SlideShare
Este é o mais renomado dos sites que podem compartilhar apresentações. Nele contém milhares de apresentações em diversas categorias e permite compartilhar PowerPoint, Word e até PDF.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_3.jpg


Zentation
Este é o ideal para quem pretende mostrar apresentações com um vídeo sincronizado com os slides.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_4.jpg


Zoho Show
Este é um especialista em apresentações, muito simples de usar.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_5.jpg


Scribd
Neles possui documentos de tipos variados, mas apresentação é o mais utilizado. Apenas exige um pouco de paciência de ficar buscando.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_6.jpg


Authorstream
Permite compartilhar os arquivos em PowerPoint e realizar download em formato de vídeo. Excelente para divulgar em portais como Youtube.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_7.jpg


Slideboom
A sua versão é gratuita. Fácil de utilizar, permite subir e compartilhar apresentações com o código incluir o resultado em qualquer página da Web.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_8.jpg


Calameo

Permite compartilhar e publicar qualquer tipo de apresentação.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_9.jpg


Prezi
Ideal para realizar apresentações sofisticadas, com zoom e detecção de movimentos do mouse. Feito para quem gosta de inovar.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2828//apresentacao_10.jpg


Espero que tenha ajudado àqueles que estão tentando elaborar uma apresentação e colocá-la em circulação da web.

Recomendamos para você
 

Compartilhe com seus amigos:
Mais de Desenvolvimento
  • Fluxograma: o que é e como fazer?
    Fluxograma: o que é e como fazer?
  • Como fazer customização de e-mails
    Como fazer customização de e-mails
  • Convertendo DOC para PDF
    Convertendo DOC para PDF
  • Configurando as Opções de Lixo Eletrônicono MS Office Outlook 2003 e 2007
    Configurando as Opções de Lixo Eletrônicono MS Office Outlook 2003 e 2007
  • Criando pastas Particulares no MS Office Outlook 2003
    Criando pastas Particulares no MS Office Outlook 2003
Compartilhe com seus amigos:
últimos reviews
  • 8,4
    Review Samsung Galaxy K Zoom
    Nessas 2 últimas semanas passou por nossas mãos o potente Galaxy K Zoom, veja o que achamos dele.
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...

TOPO