Gostaria de explicar... que este tutorial mostra de forma rápida e intuitiva uma das inúmeras maneiras de fazer uma grama no 3d studio Max. Eu fiz este tutorial no MAX6... mas acredito que a partir do MAX4. já é possível acompanhar este tutorial. Pretendo passar o tutorial com mais imagens e poucas palavras.
1- Crie um plane e uma teapot como mostra abaixo.
2- Carregue o editor de Material e num slot vazio, caregue um material do Vray deixando os parâmetros conforme figura abaixo.
Aqui está a imagem usada.
3- Selecione o plane e carrege o moficcador UVW MAP, como mostra a figura abaixo.
NOTA: Estes valores estão configurados para uma maquete em centímetros, pois eu já uso como padrão!!!
4- Agora carregue o modoficador Vraydisplacementmod.
Resultado:
Nas propriedades do Vraydisplacementmod, deixamos como mostra na figura abaixo.
Notas:
O parâmetro Amount é o que determina a altura da grama.
O parâmetro Resolution eu costumo deixar como está marcado, pois sempre funciona.
O parâmetro Textmap vc carregará um arquivo bitmap que funcionara como um mapa de opacidade (ou coisa parecida), onde é necessácio um cor preta e outra branca para determinar as alturas.
Perceba que dependento do tipo de mapa carregado aqui vc pode fazer diferentes tipos de acabamento, desde gramas até tapetes!!!!
E aqui temos o resultado do nosso tutorial.
Notas finais:
TODOS OS NÚMEROS INSERIDO NOS PARÂMETROS MENCIONADOS... TOMAM COMO BASE UMA MAQUETE FEITA EM CENTÍMETROS
Agora é só testarmos com outros valores que chegaremos nos resultados pretendidos!!!!
Este tutorial é pra ser rápido por isto, se eu deixei passar algo fiquem a vontade pra criticar e melhorá-lo!!!
E um agradecimento especial ao Sandro Medeiros, que é uma pessoa que compartilha seus conhecimentos e que serve de exemplo pra muitas pessoas!!!!
Autor: Alexandre Longo | Fonte: Três D1
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.