Existem pessoas que realmente detestam falar em público. Outras, apesar de detestarem, são obrigadas a fazer isso. É sabido que, para você apresentar um trabalho, uma nova proposta em uma empresa, etc, é preciso saber falar em público. Imagina, você foi promovido para algum setor na sua empresa e precisa apresentar suas propostas para sua nova equipe de trabalho e está tremendo de tanto nervosismo. Não se preocupe. O medo é normal. Todos nós temos medo. O detalhe mágico é você conhecer algumas técnicas que muito o ajudarão nesta etapa que precisa ser atravessada.
Apresento aqui neste artigo algumas técnicas interessantes, que em diversas ocasiões, pude colocar em prática e obtive bons resultados. Pratiquem e depois me conta como foi.
Vamos?


1 - Alivie a ansiedade


A sua apresentação será assistida por muitas pessoas importantes em seu trabalho. Só em pensar nisso, você já começa a ficar ansioso. Alguns médicos dizem que a ansiedade é causada por problemas que talvez a pessoa tenha passado na infância. Para lidar com ela, é necessário muita força de vontade e confiança no seu taco! Se deixar-se levar por ela, a sua auto-estima ficará debilitada, fazendo com que pense que não é capaz de realizar qualquer coisa. Dê um chute nisso! Evite ficar perto de urubus (aqueles que sempre dizem que está tudo ruim e que nada vai mudar, sabe?) antes de sua apresentação. Pense assim: “Estarei apresentando minhas propostas para pessoas tão comuns quanto eu. São simplesmente pessoas. Eu consigo”. Fale isso para você mesmo. Concentre-se que dará tudo certo!


2 - Atente ao tom de voz


As vezes, na Faculdade, aparece alguns professores e profissionais que vão dar palestras sobre determinado assunto. Digo por mim, é horrível aquele palestrante que berra o tempo todo. Acho que pensa que todo mundo possui problemas de audição ou então, ele próprio não está se ouvindo adequadamente... Enfim, não sei. Existem também os que falam parecendo que estão dormindo – sem nenhuma motivação. Parece que está ali obrigado. O “boa noite” soa como um “durmam bem”, sabe? Dá um sono danado! Se a sala tiver um ar condicionado, torna-se mais prazeroso ainda em tirar uma soneca. Não! Você terá que atentar-se ao tom da sua voz. Mantenha sua voz ritmada, pausada, calma. Não seja também um locutor de rádio narrando um jogo de futebol, falando rápido demais. Nem, muito menos, fale como se estivesse fazendo o seu filho dormir, ”geeennnte, euuuu vouuuu falarrrr de .....”. Por favor, não faça isso!


3 - Evite contar piadinhas!


Se você utilizar o humor de forma adequada, a sua apresentação torna-se leve e interessante. Ok! Agora, creio que você deseja ser lembrado nesta palestra por suas idéias e não por ser um palhaço né? Contar piadas, “aquela do papagaio”, ou coisas assim, são desastrosas. Sua apresentação torna-se um circo: fútil e completamente desacreditável. Preste muita atenção nisso. Não se queime assim!


4 - Evite os famosos vícios de linguagem


Esses são comuns no dia a dia, mas em apresentações são um saco! Até mesmo, alvo de piadas. Aqueles famosos “né”, “tá”, “viu”, “ãããã”, etc. Evite usar estes vícios para que sua apresentação não seja tão cansativa. É sempre chato olhar para um dos ouvintes e observar que o mesmo está mais interessado em jogar no celular ou bocejando constantemente.


5 - Preste atenção no tempo


Tempo é um fator crucial na sua apresentação. Imagina, restam 5 minutos para o término da sua apresentação e ainda restam 30 slides para você poder concluir o assunto. Aí, inevitavelmente, entra o desespero. Para evitar correrias, mantenha-se focado no tempo. Ensaie um pouco antes!


6 - Vista-se bem


Às vezes, a sua roupa pode chamar mais atenção do que o conteúdo que você está transmitindo. Uma vez fui a uma palestra onde o palestrante usava uma camisa escrito: “Minha sogra é uma besta”. Não precisa nem dizer que o grande foco da palestra foi a sua camisa...todos fazendo piadas a respeito. Sobre a palestra, nem me lembro! Algumas mulheres também realizam palestras com roupas curtas, de balada! Puxa, isso não rola. O foco não é a sua roupa e sim o conteúdo que irá apresentar. Portanto, tenha bom senso sempre. Utilize roupas comuns, sem grandes “oba-obas”... coisas básicas. Mas também, não vá como se você tivesse acabo de acordar, né? O bom senso determina a sua opção de vestimenta no dia “D”.


7 - Desligue o maldito celular!


As vezes a palestra está ótima. Todo estão atentos e curtindo o assunto. De repente, o telefone do palestrante toca....”TRIMMMMMMMMMM’. Não rola né! E o pior: alguns ainda pedem licença, dizendo que vai ali e já volta! Meu Deus, não cometa esta gafe. Toda a atenção do público vai por água abaixo. ;)


8 - O slide não é um livro


Evite encher um slide. Coloque somente o necessário no mesmo. Existem pessoas que usam o slide como se fosse um livro, lendo cada palavra, seguindo cada vírgula no texto. O ideal é deixar os slides somente com as informações adicionais, como figuras, gráficos, etc.


9 - Seja você mesmo...mas nem tanto assim!


Existem diversos tipos de pessoas... Tímidos, egocêntricos, espalhafatosos, eruditos etc.
De todos os que conhecemos, nenhum deles poderá ser presente o tempo inteiro. Imagine os egocêntricos. O mais interessante é falar de si: quantos cursos já fizeram, quantos títulos já conquistaram, etc. Não é tão legal, né? Sendo tímido também, parece que o palestrante está tentando se esconder dentro de suas roupas! Estar ali é o maior sacrifício, esconde-se atrás da mesa ou do flip-art, etc. Também não rola. O legal é ser você mesmo mas não tanto. Procure separar um pouco. Você ali é um profissional apresentando idéias, expondo opiniões. Tente ser o mais normal possível. Nem muito pra lá, nem muito pra cá. Bom senso sempre!


10 - Pratique


É muito importante a prática de tudo isso. Faça sozinho em casa! Chame seus amigos e pratique com eles também. Faça uma espécie de “teatrinho”. Assim, tenho certeza que você ficará muito menos embaraçado e nervoso. Suas apresentações serão um sucesso e você conseguirá bons resultados. Tente! Não é tão chato assim!

Até a próxima!