CADASTRE-SE

ISO 9001 - Ações corretivas e preventivas

0 0 3 0 Desidério | Assunto: ISO 9001

Qual o tratamento correto para as mesmas...

Willians Machado Vieira - Gravataí - RS
P: Como posso gerar uma não-conformidade preventiva?
Pergunto porque na minha empresa abrimos constantemente as corretivas e na auditoria externa sempre é solicitada a preventiva. Esta temos pouquíssimas. Qual é o exato momento em que posso enxergar uma preventiva?


R: Willians

Primeiramente o termo não conformidade preventiva não esta correto, pois o que existe de fato é uma não-conformidade.
Lembrando que a norma ISO 9001 determina que exista dois tratamentos para esta não-conformidade ( não atendimento a um requisito ) O termo não-conformidade é na verdade o reconhecimento de que o controle foi perdido ou de que não foi efica


- Ação preventiva: A necessidade de se tomar uma ação preventiva vem do fato de se prevenir para que o mesmo não ocorra, ou seja antecipe o ato antes do fato


- Conforme norma ISO 9001:2000: A organização deve definir ações para eliminar as causas de não-conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. As ações preventivas devem ser apropiadas aos defeitos dos problemas potenciais.

-Ação corretiva: A ação corretiva se toma, quando é evidenciado uma necessidade de correção, ou seja se trata a não-conformidade para que a mesma não ocorra novamente, portanto tente ser o mais crítico possivel , para que seja eliminada a causa rais do problema।

- Conforme norma ISO 9001:2000: A organização deve executar ações corretivas para eliminar as causas de não conformidades, de forma a evitar sua repetição।As ações corretivas devem ser apropiadas aos efeitos das não-conformidades encontradas.


E o fato de se enxergar um não-conformidade, ou necessidade de ações, avalie seus processos e procedimentos de forma a realizar uma analise critica e focalizar suas ações .

Leia a seguir: Gestão da qualidade - TQM


Comentários

TOPO