CADASTRE-SE

Rede ponto-a-ponto

1 0 5 7 Redação | Assunto: Redes

A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.

A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los. São redes montadas para compartilhar dispositivos ou dados e não serviços. Também designadas por store-and-forward. Neste tipo de redes estabelece-se um caminho entre 2 nós, podendo utilizar nós intermédios, os quais ignoram a mensagem

1. Comutação de Linha/Circuito. Uma vez estabelecida a ligação tudo se passa como se tratasse de uma linha dedicada.
Vantagens: Tempo de transito desprezável.
Inconvenientes: Um recurso atribuído a uma ligação não pode ser usado por outra.

2. - Comutação de Mensagem/Pacote. As mensagens/pacotes são enviadas através da rede quando for possível. Circuito virtual: A cada ligação é atribuído um percurso fixo, analogamente ao que se passa na rede telefónica. A ideia é evitar a escolha de um novo caminho para cada um dos pacotes. Quando uma ligação é estabelecida, o caminho da origem e do destino é memorizada no setup. Cada pacote contém o número de circuito virtual. Datagramas: Não existem à partida caminhos definidos. Cada mensagem/pacote é enviado pelo melhor percurso no momento, independentes uns dos outros. Cada pacote contém a indicação de destino e da fonte. Permite uma melhor adaptação a falhas.

Vantagens: Bom aproveitamento de recursos. Conversão de velocidades de transmissão.

Inconvenientes: Tempo de transito significativo.

Fonte: Wikipédia

Leia a seguir: VoIP em Redes Wireless



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO