CADASTRE-SE

Você não sabe a história do Windows?

Vamos contar um pouco a história do Windows.

Anderson Villela (@senhorvillela)
Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. Embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas, ele é o sistema operacional mais usado do mundo.

Apesar do sistema ser conhecido pelas suas falhas críticas na segurança e como plataforma de vírus de computador e programas-espiões (spywares), o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

SIGNIFICADO DO NOME

A palavra windows em português significa janelas. A sua interface [e gráfica e baseada no padrão WIMP previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês

ORIGEM E HISTÓRIA

A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subseqüente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.

ABAIXO VOCÊ IRÁ ENCONTRAR ALGUMAS VERSÕES DO WINDOWS

> Windows 1.0
> Windows 2.0
> Windows 2.1
> Windows 3.x
> Windows NT
> Windows 95
> Windows 98
> Windows 2000
> Windows ME
> Windows XP
> Windows Server 2003
> Windows Vista
> Windows Server 2008 (Lançamento previsto para 2008)
> Windows Seven (Esse será o sucessor do Windows Vista)
> Windows CE

Fonte. wikipedia

Leia a seguir: Atalhos do Windows

« Voltar à capa do site 0 0 7


Relacionados:

Comentários

TOPO