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Descrição de cargos - Área qualidade

Por Desidério | G Plus
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Conheça alguns cargos mais competitivos para esta área em plena expansão.

Recebi alguns e-mail referente quais as funções existem hoje no mercado de trabalho que corresponde a area da qualidade, adcionei abaixo algumas delas, é claro que o mesmo depende de cada empresa e perfil do produto e serviços prestados, mais o mesmo poderá ser usado como exemplo.

Assistente da Qualidade

Realizar atividades de suporte ao Sistema de Gestão da Qualidade, envolvendo a análise de normas, preparação de treinamentos, organização de documentação e outras atividades de apoio administrativo, visando contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa.

Responsabilidades

Prestar assistência ao processo de desenvolvimento e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, buscando informações e feedback que possibilitem avaliação dos programas e procedimentos implantados.

Programar e executar o treinamento de todos os funcionários nas atividades do Sistema de Gestão da Qualidade, visando a multiplicação dos conhecimentos e facilitar a implementação dos programas.

Assessorar os gerentes e facilitadores da empresa na implantação das atividades do Sistema de Gestão da Qualidade, visando garantir sua execução dentro dos padrões estabelecidos.

Organizar eventos internos e externos relativos ao Sistema de Gestão da Qualidade, visando promover o treinamento dos colaboradores.

Elaborar os fluxogramas de documentação do Sistema de Gestão da Qualidade, visando a correta comunicação e registro das informações.

Desenvolver material de apoio, tais como apostilas, cartilhas, cartazes, visando otimizar os treinamentos e a divulgação do programa.

Solicitar e providenciar a aquisição de normas oficiais junto à ABNT.

Controlar as ocorrências relacionadas com a qualidade, digitando dados, para elaboração de relatórios com estatísticas de produção.

Participar da elaboração e redação dos procedimentos relacionados com a qualidade.

Manter controles dos registros da qualidade.

Controlar os certificados de qualidade de matérias-primas recebidas.

Verificar os prazos dos certificados de aferição de instrumentos por entidade credenciada.

Ministrar treinamentos internos relacionados com a qualidade.

Distribuir e controlar as cópias de manuais da qualidade.

Auditor da Qualidade

Coordenar os programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, visando identificar não-conformidades e orientar os usuários quanto ao correto entendimento e aplicação das normas e procedimentos.

Responsabilidades

Conduzir programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, identificando não-conformidades e recomendando as providências corretivas.

Fazer o acompanhamento das recomendações feitas às áreas auditadas para verificar a sua implementação ou ações corretivas adotadas.

Avaliar o resultado das modificações ou correções implantadas.

Selecionar e supervisionar a formação de auditores internos da qualidade.

Definir a programação das auditorias e escalas de trabalho das equipes de auditores internos.

Avaliar o processo de auditoria e o resultado do trabalho dos auditores da qualidade.

Participar do processo comunicação e de divulgação do Sistema da Qualidade da empresa, através da organização de material, cursos e palestras sobre o assunto.

Avaliar o processo de auditoria da qualidade, visando aprimorar os métodos de trabalho utilizados.

Participar da implantação do Sistema da Qualidade, bem como pesquisar soluções para melhoria de qualidade, mudanças de processos e redução de custos.

Coordenador da Qualidade

Coordenar a implantação e gestão do sistema de qualidade, visando a contribuir para o aprimoramento dos processos, sistemas de informação e qualidade dos produtos/serviços da empresa e manutenção da certificação nas normas ISO.

Responsabilidades

Levantar e analisar os procedimentos existentes em todas as áreas da empresa, visando à sua padronização e formalização em procedimentos escritos, para utilização por todos os níveis organizacionais.

Analisar os procedimentos e forma de execução de cada tarefa, preparando listas de verificação com base nas recomendações das normas ISO-9000, visando a identificar métodos de auditoria para esses procedimentos.

Divulgar a política da qualidade da empresa, por meio da preparação e distribuição de material sobre o assunto, organização de cursos e palestras, visando à conscientização e envolvimento de todas as áreas da empresa em relação à qualidade.

Participar de comissões internas, visando a definir prioridades para o plano de implantação do sistema da qualidade, bem como para encontrar soluções para aumento de produtividade, melhoria de qualidade, mudanças de processos e redução de custos.

Promover e executar treinamentos relativos à qualidade e ao manual da qualidade, selecionando prestadores de serviços na área, definindo tipo e forma do treinamento e controlando os custos envolvidos.

Pesquisar entidades e prestadores de serviço de treinamento, selecionar programas e cursos disponíveis, bem como indicar funcionários para participar desses treinamentos internos ou externos.

Elaborar o Manual da Qualidade e o controle de distribuição e revisão, visando atender aos requisitos das normas ISO.

Coordenar e executar os programas de auditoria interna nos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, com o objetivo de identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a conscientização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e implementação das ações corretivas.

Identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a conscientização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e implementação das ações corretivas.

Dar tratamento estatístico aos dados relacionados com a qualidade, para elaboração de relatórios gerenciais.

Coordenar reuniões do Comitê da Qualidade, para análise crítica do Sistema da Qualidade.

Apoiar as demais áreas na solução de problemas, identificando e removendo barreiras e obstáculos, atuando como facilitador para mudança de comportamentos e assimilação de mudanças.

Fazer o acompanhamento das recomendações feitas às áreas auditadas para verificar a sua implementação ou as ações corretivas adotadas.

Avaliar a eficácia das modificações ou correções de procedimentos implantadas

Gerente da Qualidade

Implementar e manter um sistema de gestão da qualidade que garanta aderência aos parâmetros das normas nacionais e internacionais e exigências do mercado, dentro das políticas definidas pela empresa.

Responsabilidades

Participar da elaboração do plano anual das atividades relacionadas com o sistema de gestão da qualidade.

Coordenar o levantamento e análise dos procedimentos existentes em todas as áreas da empresa, visando à sua padronização e formalização em procedimentos escritos, para utilização por todos os níveis organizacionais.

Coordenar a análise dos procedimentos e formas de execução de cada tarefa, preparando listas de verificação com base nas recomendações das normas ISO-9000, visando a identificar métodos de auditoria para esses procedimentos.

Coordenar e executar os programas de auditoria interna nos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade, atuando como agente de mudanças de comportamentos de pessoas e grupos.

Fazer o "follow-up" das recomendações feitas as áreas auditadas para verificar a sua implementação ou as ações corretivas adotadas.

Pesquisar entidades e prestadores de serviço de treinamento, selecionar programas e cursos disponíveis, bem como indicar funcionários para participar desses treinamentos internos ou externos.

Definir e implantar um sistema de ação corretiva nos casos de desvios dos procedimentos ou quando for identificada uma necessidade de modificação em algum procedimento.

Divulgar a política da qualidade da empresa, através da preparação e distribuição de material sobre o assunto, organização de cursos e palestras, criação de prêmios, programas especiais de divulgação, visando à conscientização e envolvimento de todas as áreas da empresa em relação à qualidade.

Identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a conscientização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e implementação das ações corretivas

Gerente de Controle de Qualidade

Assegurar a qualidade e conformidade dos produtos da empresa às normas oficiais, aos padrões estabelecidos internamente e às especificações dos clientes.

Responsabilidades

Planejar e supervisionar as atividade de ensaios, inspeção e assistência técnica, visando assegurar a qualidade dos produtos da empresa e a satisfação das necessidades dos clientes.

Avaliar pedidos de clientes e/ou licitações públicas, analisando as especificações dos produtos solicitados, com o objetivo de avaliar se as especificações podem ser inspecionadas adequadamente pelo Depto. Técnico.

Supervisionar a inspeção dos materiais recebidos, visando garantir a conformidade com as especificações exigidas.

Definir as especificações dos materiais a serem utilizados na fabricação, visando garantir sua adequação ao projeto do produto.

Acompanhar cada fase do processo produtivo, visando a identificação de erros que possam comprometer o produto final ou acarretar retrabalho.

Supervisionar a elaboração de todos os ensaios e testes especificados para cada produto, seja na fase de protótipo, na linha de produção ou no cliente, visando a garantir que cada componente empregado, bem como o produto final estejam de acordo com as especificações de normas oficiais, da empresa e do cliente.

Acompanhar o processo de embarque e transporte dos produtos para o cliente, visando assegurar o correto manuseio de cada produto bem como sua integridade e condições de funcionamento ate seu destino final.

Supervisionar a montagem dos produtos, quando solicitado pelo cliente ou definido pela empresa, visando garantir o adequado funcionamento do produto conforme projetado e a satisfação do cliente.

Prestar apoio técnico aos clientes, visando assegurar o correto manuseio e utilização do produto, dentro de suas características de projeto.

Acompanhar a performance dos equipamentos instalados nos clientes, visando identificar oportunidades para prolongar sua vida útil, bem como obter subsídios para melhorar o processo produtivo.

Controlar e organizar as informações sobre normas técnicas oficiais, fazendo sua divulgação conforme a necessidade e aplicabilidade a cada setor da empresa.

Definir critério para aferição dos equipamentos utilizados para inspeção dos materiais e produtos acabados.


Obrigado
Até a próxima!

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