CADASTRE-SE

Parte 01 - Configurando as cores do CorelDraw

12 7 comentário(s)

Aprenderemos como o Gerenciador de Cores do Corel trabalha, obtendo o máximo de precisão na hora de imprimir ou publicar nossas criações.

Amigos, a partir de hoje estarei trocando experiências com vocês através deste espaço, onde publicarei artigos com teoria e sobre a utilização de ferramentas da suíte gráfica CorelDraw. Será um artigo diferente por semana, aos artigos maiores e mais complexos, poderei dividir em até três partes, que serão publicados na mesma semana. Abordarei os temas levando em consideração as versões 12 e X3.

Uma boa leitura a todos. Sugestões, dúvidas e críticas poderão ser enviadas para reginaldoneto@terra.com.br

Configurando as cores do CorelDraw de acordo com o trabalho

Antes de começarmos a trabalhar com o CorelDraw, é importante configurá-lo de acordo com as nossas necessidades, ou melhor, de acordo com as necessidades de nossos trabalhos. Mais abaixo veremos exemplos de como as configurações de cor podem variar de um trabalho para outro.
Este artigo será dividido em duas partes para que fique mais completo e objetivo:

Parte 01 - Gerenciamento de Cores
Objetivos: Aprenderemos como o Gerenciador de Cores do Corel trabalha, obtendo o máximo de precisão na hora de imprimir ou publicar nossas criações.

Parte 02 – Teoria das cores e paletas do CorelDraw
Objetivos: Veremos um pouco do conceito de cores, como são formadas, o que são cores-luz e aprenderemos como funciona os Sistemas de Cores CMYK, RGB, HSB e LAB.

Então vamos lá...

Gerenciamento de Cores do CorelDraw

Ao abrir um arquivo (normalmente de terceiros), pode acontecer de o CorelDraw mudar automaticamente as cores para sua configuração padrão. Normalmente isso acontece por que o arquivo original não foi configurado de acordo com o seu objetivo, modificando visivelmente a “temperatura” das cores.
O CorelDraw possui um Gerenciador de Cores que oferece alguns perfis de cores pré-definidos, de acordo com o tipo de mídia que será utilizada a arte final, ou seja, se será mostrada em monitores (web); se será impressa e qual o método utilizado (em impressoras domésticas, offSet), entre outros. Você também pode criar um perfil de acordo com as suas necessidades – mostrarei adiante como isso é possível.
Assim, é importante que você defina para cada trabalho um perfil de cor, levando em consideração a utilização do arquivo.
Para abrir o Gerenciador de Cores vá em:

Ferramentas –> Gerenciamento de cores


Aparecerá a janela:


No caso acima o gerenciamento de cores aparece desativado, ou seja, não há nenhum perfil definido.
A interface do Gerenciado é bastante amigável, facilitando a vida de que não tem muita experiência. Você pode experimentar todas as opções selecionando cada perfil e observando o comportamento das cores. Para isso você deve desenhar uma forma qualquer, aplicar uma cor e realizar os testes. Note que os ícones indicam a finalidade de trabalho para a definição do perfil, e as setas indicam o caminho que irá seguir o perfil selecionado.

Na janela abaixo está o perfil de cores para utilização na internet.


O perfil de cores “Otimizado para Web” é indicado para a visualização no monitor, e por conseqüência na web também, monitores e televisores utilizam o sistema de cores RGB e a impressão utiliza o sistema CMYK, portanto se for criar alguma imagem que a utilização da mesma seja a internet, utilize esse esquema do gerenciamento.

Na janela abaixo está o perfil de cores para impressão em impressoras domésticas


Utilizado para arquivos que serão impressos em impressoras comuns.

Na janela abaixo está o perfil de cores para impressão profissional:


Esse perfil é utilizado quando o trabalho será impresso em gráficas que utilizem mecanismos de impressão profissional (offset, por exemplo).

Abraço,

Até o fim da semana estarei publicando a segunda parte. Bons estudos.

 
Comentários:
Compartilhe com seus amigos:


Cadastre-se em nossa newsletter:

As melhores histórias em seu e-mail:

Novidades
» Veja todo o nosso arquivo
Compartilhe com seus amigos:





TOPO